Todos nós sabemos a importância do fogão na nossa cozinha, mas quase sempre deixamos de lado o forno, que é um grande aliado dos nossos preparativos por diversos motivos, principalmente quando queremos comer sem tanto óleo. Dentro dos tipos de forno existem diferentes modelos, e se quiser saber sobre os melhores fornos acesse nosso guia principal, mas hoje falaremos de um que talvez não seja tão conhecido: o forno combinado.
Por isso, neste artigo contamos tudo o que você precisa saber sobre esses fornos, desta forma, você poderá tomar a melhor decisão na hora de comprar, seja para sua casa ou restaurante, aqui trazemos dicas e tudo o que você precisa saber antes de comprá-lo.
O que é um forno combinado?
É um aparelho que pode ser utilizado tanto em cozinhas domésticas como industriais. A sua principal característica é a utilização de ventiladores para substituir o ar frio pelo ar quente e assim realizar o cozimento. Devido à sua tecnologia, costumam ser mais caros que os fornos convencionais, embora os preços possam variar de acordo com o modelo.
Geralmente são mais usados na indústria de produção em massa, assim como o forno industrial. Seus modelos são mais espaçosos e permitem cozinhar mais alimentos, o que economiza tempo e dinheiro a longo prazo. Devemos ter em mente que o cozimento a vapor substituiu o gás devido ao seu baixo custo.
Melhores marcas de forno combinado
Os fornos combinados são a melhor alternativa se quiser deixar os seus pratos suculentos por dentro e crocantes por fora. O seu sistema operativo oferece várias vantagens: poupará tempo de cozimento e menor consumo de eletricidade, terá um forno mais eficiente e desfrutará de uma cozinha mais saudável.
Mas nem todas as marcas funcionam da mesma forma ou vendem os mesmos tipos, por isso, aqui está uma lista dos fabricantes mais populares que fazem fornos de convecção ou combinados.
1- Oster
Uma marca que para todos é sinônimo de produtos duradouros e resistentes. Esta marca é amplamente reconhecida mundialmente por sua qualidade e preços competitivos. Os seus designs costumam ser criativos, a instalação dos seus produtos é simples e o manuseio dos seus aparelhos é muito intuitivo. Aqui você encontra todos os modelos de fornos.
2- Electrolux
A Electrolux é uma empresa do grupo multinacional sueco que fabrica eletrodomésticos para o uso doméstico e profissional. Após a II Guerra Mundial, a Electrolux ampliou seu leque de produtos, fabricando motores elétricos, processadores de alimentos, máquinas de lavar industriais, aspiradores de pó… Mas os fornos sempre estiveram na sua linha de produtos para cozinha. Confira aqui!
3- Philco
A Philco é uma marca que evoluiu muito desde sua criação. Desde o desenvolvimento e criação de TVs, refrigeradores e ares condicionados, até batedeiras, smartphones e tablets, a Philco se destaca por oferecer produtos que conquistaram os clientes e ser sinônimo de qualidade, durabilidade e eficiência. Sempre em crescimento, seu portfólio conta com um mix repleto de produtos e linhas para cozinha, casa, climatização, refrigeração, cuidados pessoais, TVs, áudio, vídeo, informática e até mesmo ferramentas. Dentre as opções de forno você encontra esses modelos no link.
4- Brastemp
A marca BRASTEMP, que virou sinônimo de eletrodoméstico no Brasil. A marca sempre foi pioneira em inovações: foi a primeira a lançar o refrigerador com isolamento em poliuretano, o refrigerador com sistema frost free, o fogão auto-limpante, o freezer vertical e a lava-louça. É definitivamente a marca preferida dos brasileiros para compra de eletrodomésticos, e o forno é um deles. Confira opções no link.
5- Fischer
A Fischer é uma empresa de âmbito nacional, com projeção em outros países, que nasceu de uma modesta oficina de consertos de bicicletas, aberta por Ingo Fischer em 1961, em instalações alugadas na cidade de Brusque (SC).
Com mais de 50 anos de história e credibilidade, a Fischer tem constante zelo com a qualidade de seus produtos, o que lhe permite conquistar o mercado como fabricante de produtos com alta tecnologia, desempenho, sofisticação e durabilidade. Confira seus fornos aqui.
6- Tramontina
A Tramontina é uma das marcas líderes em eletrodoméstico do Brasil. É a marca mais conhecida de panelas e utensílios para cozinha. Conta também com eletrodomésticos muito eficientes para facilitar as atividades na cozinha.
Possui uma loja conceito, planejada para atender clientes especiais como você, que buscam estilo e sofisticação para fazer bonito sempre. Um espaço exclusivo onde você encontra tudo que precisa, entre milhares de produtos com a qualidade Tramontina, além de um espaço Gourmet para eventos. Confira os fornos aqui.
Tipos de fornos combinados
No mercado você pode encontrar diferentes tipos de forno combinado. E embora todos esses modelos possam ter a mesma finalidade, suas funções e propriedades podem variar. O modelo escolhido deve atender às suas necessidades. Portanto, sugerimos que você diferencie um do outro e assim escolha aquele que realmente será útil para você.
1- Forno de regeneração
Este modelo se caracteriza por utilizar ventiladores para descongelar os alimentos sem perder seus nutrientes. Geralmente são amplamente utilizados em cozinhas profissionais, pois seu design é específico para reverter o congelamento de alimentos à temperatura ambiente.
Vantagens:
- Permitem que você aqueça e cozinhe os alimentos sem perder seus nutrientes.
Desvantagens:
- Não são baratos.
2- Forno a vapor
Este modelo trabalha com baixas temperaturas e, mesmo assim, consegue resultados perfeitos. Temperatura e vapor se misturam, ajudando a manter o sabor natural dos alimentos. Além disso, o uso do vapor é uma das formas de cozimento mais ecológicas, pois não polui.
Vantagens:
- Tendem a preservar muito bem os nutrientes dos alimentos.
- A função de vapor permite que vários alimentos sejam cozinhados ao mesmo tempo, sem o risco de se misturarem ou combinarem os seus sabores e aromas.
Desvantagens:
- O ponto de cozimento, às vezes a comida não fica crocante na superfície.
- São muito mais caros que os tradicionais, pois suas características e especificações são muito mais avançadas.
3- Forno Sous Vide
Executa cozimento sous-vide em baixas temperaturas. Portanto, a comida mantém o seu sabor e é muito saudável. Cozinhar sous vide significa embalar um recipiente com alimentos e isolá-lo com uma embalagem hermética. É uma boa opção para evitar a contaminação dos pratos.
Vantagens:
- Está comprovado que, ao sujeitar os alimentos a determinadas (baixas) temperaturas por longos períodos de tempo e ao não terem contato direto com a água, as suas propriedades se transformam, conseguindo assim texturas e sabores muito agradáveis.
- Preservam melhor as características nutricionais dos alimentos, para que os alimentos sejam mais saudáveis, pois quando cozinhados a vácuo cozinha no próprio suco sem perder nutrientes no processo.
- O prato pode ser servido ou guardado frio ou congelado, mesmo dentro do saco em que foi cozinhado. Assim, quando necessário, bastará aquecer o alimento à mesma temperatura em que foi cozido.
Desvantagens:
- A principal desvantagem deste tipo de cozimento ou técnica é que leva muito tempo, o que muitas vezes não temos devido ao ritmo de vida atual.
- Você tem que monitorar constantemente o cozimento.
4- Forno Misto
Este modelo desempenha todas as funções de um forno tradicional, desde cozinhar, aquecer e descongelar. Alguns deles adicionam cozimento a vácuo ao seu design. Devido a essas funções, geralmente é um forno maior e mais caro do mercado. Seu uso é muito mais profissional do que doméstico.
Vantagens:
- Permite cozinhar de diferentes maneiras e obter novos resultados.
- São compactos, o que economiza espaço para uma melhor distribuição dos utensílios de cozinha.
- Os parâmetros de tempo, temperatura e umidade podem ser controlados.
- Acelera os processos de cozimento para que a produção de pratos seja maior em menos tempo.
Desvantagens:
- Podem ser caros e difíceis de encontrar.
5- Forno de convecção
Esses tipos são projetados para cozinhas domésticas. Possui uma estrutura que valoriza e economiza tempo e energia.
Vantagens:
- Gastam menos energia
- Levam menos tempo para cozinhar alimentos
- Cozinha uniformemente
- Vários alimentos podem ser assados juntos
Desvantagens:
- Não é adequado para todos os alimentos
- Você tem que ajustar as receitas
- Tendem a quebrar mais facilmente
Por que um forno elétrico é melhor do que um a gás?
Se revisarmos com atenção, notaremos que os fornos que usam eletricidade são melhores do que aqueles que usam gás. Por exemplo, o calor do forno elétrico é muito mais constante. Além disso, possui uma instalação muito simples. Economizaremos mais tempo e dinheiro na manutenção deste eletrodoméstico.
O forno a gás é mais limitado e muito mais difícil de mover do que os que funcionam por convecção ou são combinados. No entanto, existem certas desvantagens em usar aparelhos elétricos que funcionam com eletricidade, como quanto maior o aparelho, maior a energia necessária para funcionar e, às vezes, a potência nem sempre é suficiente.
Como usar um forno combinado?
Para obter os melhores benefícios de um forno combinado, é melhor aprender a usar este aparelho corretamente. No forno combinado, a distribuição do calor é diferente de um forno convencional, em geral a temperatura e o tempo de cozimento sugeridos nas receitas levam em consideração um forno convencional. Agora, para adaptar essas indicações ao seu forno combinado, você só terá que subtrair 25 ° F e / ou encurtar o tempo em 15% ou 30%.
Ou seja, se a receita para preparar peru assado diz para cozinhá-lo a uma temperatura de 300 ° F por 2 horas, no forno combinado ele vai cozinhar a 275 ° F em um período de 84 minutos. É extremamente importante que você tenha isso em mente, especialmente ao cozinhar pratos como vegetais ou carne. Não deixe nenhum descuido estragar seus pratos.
O que pode ser cozinhado em um forno combinado?
Se procura um forno que traga um acabamento crocante e dourado dos alimentos, o forno combinado foi feito pra você. Embora, claro, nem todos os alimentos combinem perfeitamente com este tipo de cozimento, por isso listamos alguns preparos que são ideais para fazer em forno combinado.
Ensopados
Todos os alimentos que precisam ser cozidos em fogo baixo são ideais para serem cozidos em um forno combinado. O calor transferido por este tipo de forno é homogêneo, o que torna o cozimento uniforme. Como se não bastasse, esses resultados são obtidos em menos tempo.
Assados
Para assar qualquer tipo de carne e verduras, os fornos combinados são perfeitos, pois resultam em um prato suculento. Além disso, o ar quente faz com que a pele do alimento fique dourada, o que é esteticamente ideal para servir. Obviamente, esses resultados são obtidos de forma mais rápida e uniforme.
Desidratação
Um forno combinado funciona igual ou melhor do que um desidratador. Porque seu leque e o ciclo de convecção aceleram o processo de desidratação de qualquer alimento. Um bom resultado é obtido se você preparar frutas frescas, vegetais ou nozes.
Como limpar um forno combinado?
Como acontece com quase todos os eletrodomésticos, a limpeza é um fator extremamente importante, uma vez que estão em contato direto com os alimentos. É tão importante limpar frequentemente as ferramentas e utensílios que usamos durante este processo.
Cada vez que você terminar de usar o forno combinado, deve esperar que as paredes esfriem antes de limpar. Deve-se usar sempre os produtos de limpeza indicados no manual de instruções, desta forma evitará danos a qualquer função. Sugerimos que você não lave o forno com jatos de água diretos, muito menos use alvejante.
Coisas a considerar antes de comprar um forno combinado
Tal como acontece com todos os eletrodomésticos do mercado, cada aspecto e qualidade deve ser analisado e revisto antes de efetuar uma compra. É por esta razão que deixamos aqui os elementos que deve considerar.
Funcionalidades
Você encontrará fornos combinados básicos, assim como aqueles que incluem mais funções, portanto, seu preço também será um pouco mais alto dependendo das funcionalidades. Alguns modelos têm 5 a 12 funções combináveis de calor e convecção. Tudo depende do que você precisa para decidir qual modelo escolher.
Capacidade
O melhor destes fornos é que todas as suas versões permitem cozinhar diferentes alimentos ao mesmo tempo, sem os sabores dos alimentos misturados. Se pretende poupar mais tempo, pode colocar mais do que um prato e ligar o forno. Para obter bons resultados de cozimento, é necessária uma boa capacidade de eletricidade. Existem fornos que variam de 10 lt a 40 lt.
Tamanho
O tamanho é sempre um fator que devemos levar em consideração antes de fazer uma compra. No mercado você pode encontrar uma grande variedade de tamanhos de forno combinado. Procure ser claro quanto às dimensões do local onde pretende colocar o seu novo forno, pois assim poderá obter um aparelho que se adapta à sua cozinha, poupando assim dinheiro e tempo.
Acessórios
Independentemente das funções que o forno oferece, a maioria inclui alguns acessórios que irão facilitar os processos de cozimento. Assim, você pode encontrar modelos que incluem caçarola, grelha, churrasqueira, assadeira, cabo, dentre outros.
Potência
A potência do aparelho é de extrema importância. Porém, quanto maior a tensão o processo de cozimento será mais rápido, ao mesmo tempo isso significa mais consumo de energia elétrica, fazendo com que sua conta de luz aumente. Por esta razão, você deve ter muito cuidado para usar o forno combinado somente quando necessário.
Onde comprar?
Agora que fizemos uma revisão sobre os tipos de fornos combinados, suas múltiplas utilizações e marcas, só nos resta deixar este link a que poderá acessar para ver todos os tipos e produtos disponíveis.
Não se esqueça que você também encontrará o melhor atendimento da web durante todo o processo de compra.