ÍNDICE

    Como escolher forno a lenha para preparações elaboradas?

    ÍNDICE

      O forno a lenha é um aparato de cozinha que funciona da mesma forma que um forno convencional a gás ou elétrico.

      A principal diferença entre os fornos a lenha e os restantes é que conferem um sabor especial aos alimentos, razão pela qual, dependendo do tipo de lenha utilizada, será obtido um sabor diferente.

      O segredo dos fornos a lenha está nos materiais utilizados para sua construção, o mais comum é fazer paredes de tijolos que retêm o calor por horas e permitem que o forno aproveite melhor os recursos.

      Convidamos você a conhecer as melhores marcas de fornos a lenha, seus tipos, características, vantagens, desvantagens, utilizações, recomendações, o melhor guia de compra e muito mais. Fique com as melhores marcas!

      forno a lenha

      Melhores marcas de forno a lenha

      Para encontrar o forno a lenha ideal, é necessário saber as marcas confiáveis para garantir um produto fiável, seguro e de qualidade.

      Antes de continuar, não podemos deixar de convidá-lo a visitar nossos artigos sobre as melhores marcas de fornos, forno combinado e forno industrial para obter mais informações.

      1- Venâncio

      A empresa fabrica linhas de fogões industriais, estufas de aquecimento, chapas, fritadores, fornos a lenha, máquinas de panificação, fornos turbo, armários de crescimento, fornos combinados, linha de refrigeração, como bebedouros, refresqueiras, dosadores e máquinas de gelo. É uma das marcas líderes em cozinha profissional. Confira modelos de forno a lenha aqui.

      2- Metávila

      A empresa fabrica churrasqueiras metálicas, forno a lenha, forno de pizza, lareiras, calefatores e fogões de alto rendimento. Acreditam que é possível explorar design e funcionalidade no mesmo produto. São pioneiros na fabricação nacional de produtos de dupla combustão. Confira aqui.

      Tipos de forno a lenha

      Os fornos a lenha aprimoraram a técnica mais tradicional para cozinhar alimentos ao longo do tempo.

      A sua utilização e aplicação dependem do tipo de utilizador e por isso fabricam-se diversos modelos que conseguem adaptar-se às suas exigências sem comprometer a sua essência e procurando maximizar a utilização do combustível que o caracteriza. Entre seus modelos temos:

      1- Forno a lenha tradicional

      Os tradicionais fornos a lenha são utilizados e instalados em casas, restaurantes e grandes hotéis tradicionais onde se podem fazer não só deliciosos pães, mas também fantásticas pizzas.

      Os designs tradicionais dos fornos evoluíram e até foram modernizados em churrascarias rústicas, pizzarias e padarias artesanais.

      Os fornos tradicionais a lenha podem ter diversos formatos e materiais, são feitos de tijolos refratários, com corpos e portas metálicas.

      Vantagens:

      • Por serem feitos de materiais especiais, eles retêm o calor por horas.
      • Os materiais utilizados, além de resistentes, são baratos.
      • Cozinhar em forno a lenha é um método de cozimento adequado para uma ampla variedade de alimentos, como pães, massas, pizzas, bolos, tortas, biscoitos, muffins, bolos, assados, gratinados e até cortes de carne.
      • Sua manutenção e limpeza são simples.
      • Os fornos a lenha tradicionais podem reduzir significativamente as contas de gás, a poluição de CO2 e permitir que sejam usados ​​ao ar livre.

      Desvantagens:

      • Têm tamanhos realmente grandes.

      2- Fogão com forno a lenha

      Os produtores e comerciantes ouviram os apelos, dedicaram-se durante anos a experimentar e a aperfeiçoar as técnicas até obter o resultado pretendido, fogões a lenha verdadeiramente funcionais.

      Podem ser instaladas ao ar livre, embora também possam ser utilizadas em ambientes internos como auxiliar de cozinha, porém, será necessário preparar uma saída para a fumaça que se produz ao acender o fogo.

      Estes fogões com fornos a lenha têm designs bonitos, elegantes e marcantes, costumam ser colocados como decoração em cozinhas montadas no estilo rústico, tendo sempre o cuidado de que não haja móveis de madeira expostos ao calor que os fogões geram.

      Vantagens:

      • Aumentam o sabor dos alimentos e trazem um toque de comida caseira, de fazenda aos pratos.

      Desvantagens:

      • Os fogões são fixados em um local da casa e sempre trarão calor onde forem instalados.
      • Necessita de limpeza diária após cada preparo.

      Recomendações ao usar forno a lenha

      tipos de forno a lenha

      Existe mais de uma recomendação na utilização do forno a lenha, por isso as apresentamos algumas a seguir com o intuito de melhorar a sua experiência e prolongar a vida útil dos seus equipamentos.

      • Certifique-se de que esteja completamente seco antes de usá-lo pela primeira vez.
      • Alimentos que consistem principalmente de uma massa de farinha podem ser cozidos diretamente sobre as cinzas.
      • Sugere-se o uso de recipientes de argila refratários para cozinhar carnes e peixes. Esses recipientes retêm mais calor e, se você usar recipientes com ranhuras, evitará que os alimentos entrem em contato com água ou gorduras que se soltam naturalmente, resultando em um prato crocante e uniformemente cozido.
      • Fique atento ao poço e à porta do forno, evitando assim a desnecessária presença de fumos e outros gases da combustão no interior do forno a lenha.
      • Tire partido do calor residual do seu forno a lenha, estes retêm o calor durante horas depois de os utilizar.

      Dicas básicas para manter o fornos a lenha em perfeitas condições

      Além das recomendações anteriores, mostraremos na lista a seguir as dicas mais essenciais para manter o seu forno a lenha em perfeito estado.

      • A compra de fornos a lenha com câmara fechada aumenta seu desempenho de aquecimento.
      • Recomenda-se varrer o aquecedor a lenha uma vez por ano, garantindo assim a sua combustão correta e ao mesmo tempo evitando incidentes com a fuligem acumulada no tubo.
      • Sugere-se a compra de lenha seca, de preferência esquecimento, amendoeiras, carvalhos, alfarrobeiras e laranjeiras, todas consideradas lenhas duras e ideais para aquecimento devido ao seu elevado valor calorífico.
      • A lenha deve ser armazenada em local ventilado para facilitar a secagem e evitar que se molhe ou absorva umidade.

      Guia de Compra Forno a Lenha

      A escolha de um forno a lenha não costuma ser uma tarefa fácil, e para fazer comparações eficientes será necessário considerar os seguintes aspectos, a fim de descobrir se eles atendem ou resolvem as demandas que as nossas necessidades assim exigem.

      Os aspectos a serem considerados para uma compra segura são esses:

      Tempo de cozimento

      Isso irá depender do material utilizado na sua construção e na sua confecção.

      Meia hora é suficiente para cozinhar pedaços de carne, pizzas ou pães, enquanto para cozinhar alimentos maiores leva de uma a duas horas para que o cozimento esteja completo.

      Limpeza

      Uma vez atingida a temperatura desejada, as cinzas e as brasas devem ser retiradas do interior do forno a lenha, exceto se desejar manter a temperatura interna.

      Se as brasas forem removidas, você pode mantê-las em um braseiro e usá-las posteriormente em qualquer outro preparo.

      Onde comprar com desconto?

      Os fornos a lenha representam uma forma mais amigável de cozinhar eficiente devido à sua forma tradicional de distribuir o calor nos alimentos.

      Graças à utilização de diversos materiais, o aproveitamento da combustão de forma mais eficiente tem permitido reduzir os impactos ambientais gerados pela queima e é algo que o meio ambiente valoriza. Visite o portal Amazon onde você encontra alguns modelos para escolher, acesse o link!

      Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *