Os fornos são, sem dúvida, eletrodomésticos essenciais nas casas com famílias que adoram cozinhar. Desde os tempos antigos, a sociedade se reúne ao redor do fogo para aquecer, cozinhar e comer. As fogueiras foram transformadas fogão que mais tarde seriam desenvolvidos para se tornarem os primeiros aparelhos rudimentares feitos de pedra, barro, dando um salto para o que conhecemos hoje, as nossas cozinhas e fornos atuais.
É por isso que hoje faremos um passeio pelo mundo dos fornos, um aparelho versátil e muito útil que nos permite cozinhar muitos alimentos, tanto salgados quanto doces. Continue lendo, pois trazemos para você um guia completo sobre tudo o que você precisa saber para comprar um bom forno.
Melhores marcas de forno
Não é fácil escolher entre a grande oferta que existe atualmente em diferentes marcas de fornos, portanto, nesta lista que preparamos para você, vamos informá-lo sobre as marcas mais bem avaliadas entre os consumidores.
1- Philco
A Philco é uma marca que evoluiu muito desde sua criação. Desde o desenvolvimento e criação de TVs, refrigeradores e ares condicionados, até batedeiras, smartphones e tablets, a Philco se destaca por oferecer produtos que conquistaram os clientes e ser sinônimo de qualidade, durabilidade e eficiência. Sempre em crescimento, seu portfólio conta com um mix repleto de produtos e linhas para cozinha, casa, climatização, refrigeração, cuidados pessoais, TVs, áudio, vídeo, informática e até mesmo ferramentas. Dentre as opções de fornos você encontra esses modelos no link.
2- Electrolux
A Electrolux é uma empresa do grupo multinacional sueco que fabrica eletrodomésticos para o uso doméstico e profissional. Após a II Guerra Mundial, a Electrolux ampliou seu leque de produtos, fabricando motores elétricos, processadores de alimentos, máquinas de lavar industriais, aspiradores de pó… Mas os fornos sempre estiveram na sua linha de produtos para cozinha. Confira aqui!
3- Brastemp
A marca BRASTEMP, que virou sinônimo de eletrodoméstico no Brasil. A marca sempre foi pioneira em inovações: foi a primeira a lançar o refrigerador com isolamento em poliuretano, o refrigerador com sistema frost free, o fogão auto-limpante, o freezer vertical e a lava-louça. É definitivamente a marca preferida dos brasileiros para compra de eletrodomésticos, e o forno é um deles. Confira opções no link.
4- Fischer
A Fischer é uma empresa de âmbito nacional, com projeção em outros países, que nasceu de uma modesta oficina de consertos de bicicletas, aberta por Ingo Fischer em 1961, em instalações alugadas na cidade de Brusque (SC).
Com mais de 50 anos de história e credibilidade, a Fischer tem constante zelo com a qualidade de seus produtos, o que lhe permite conquistar o mercado como fabricante de produtos com alta tecnologia, desempenho, sofisticação e durabilidade. Confira seus fornos com tecnologia de ponta aqui.
5- Oster
Uma marca que para todos é sinônimo de produtos duradouros e resistentes. Esta marca é amplamente reconhecida mundialmente por sua qualidade e preços competitivos. Os seus designs costumam ser criativos, a instalação dos seus produtos é simples e o manuseio dos seus aparelhos é muito intuitivo. Aqui você encontra todos os modelos de fornos.
6- Britânia
A Britânia é a marca brasileira tradicional em eletrodoméstico, com linhas completas para casa. Foi fundada em Curitiba, capital paranaense em 1956. A marca é conhecida por ter uma variedade de eletrodomésticos, mas ainda conta com eletrônicos, e claro, eletroportáteis. Por ter muito tempo de mercado acaba sendo uma ótima opção para quem procura um aparelho que dure bastante e seja de qualidade. Confira seus fornos no link.
7- Black + Decker
Esta marca americana é conhecida principalmente pela fabricação de ferramentas elétricas e eletrodomésticos. Seus produtos são de alta qualidade já que seus materiais são elaborados para um trabalho pesado e constante, assim como seus eletrodomésticos e eletroportáteis super práticos, versáteis e eficientes. Neste link você pode revisar o catálogo de produtos.
Outras marcas
Tipos de fornos
Comprar um forno é uma decisão importante e, para tomar uma decisão consciente, é melhor levar em consideração vários fatores. Talvez um dos mais importantes seja o tipo de forno, já que a eficiência, o tamanho, a potência e até o preço do nosso eletrodoméstico vão depender muito disso. É por isso que deixamos aqui uma lista com os tipos de fornos mais comuns.
1- Fornos microondas
O elemento mais conhecido do forno microondas é a sua praticidade, pois permite preparar pratos rápidos, aquecer alimentos ou descongelar, tudo isto em poucos minutos. Ele funciona gerando ondas eletromagnéticas que interagem com as moléculas de água que o alimento contém.
A interação consiste em aproveitar as propriedades ressonantes das moléculas de água que absorvem a energia das ondas eletromagnéticas, fazendo com que a temperatura suba.
Vantagens:
- Economia de tempo de cozimento.
- Os utensílios de cozinha não aquecem, apenas a comida.
- A comida aquece uniformemente
- Reduz o consumo de óleo.
Desvantagens:
- A textura, a cor e até o sabor dos alimentos podem variar.
- Não serve para dourar alimentos.
- A exposição prolongada a esses dispositivos pode causar problemas de saúde.
- Se os alimentos forem muito espessos, o cozimento pode não ser uniforme.
2- Fornos elétricos
O forno elétrico é muito popular entre os usuários por sua conveniência, praticidade e fácil manuseio. Seus sistemas de programação integrados são muito úteis e confiáveis.
Nas câmaras destes fornos, espirais de fio condutor de energia elétrica alojam-se de alguma forma nas paredes, que atuam como resistência formada por ligas entre cromo ou níquel e outros metais cuja principal característica é sua capacidade de condutividade energética.
Vantagens:
- Têm uma boa distribuição de calor.
- Embora possa demorar mais para aquecer, você pode controlar melhor a temperatura.
Desvantagens:
- A grande desvantagem do forno elétrico é o custo da eletricidade, já que cozinhar a gás é sempre mais barato.
3- Fornos de pizza
Este forno de pizza é uma espécie de forno industrial (embora atualmente existam pequenos modelos fabricados exclusivamente para preparo de pizzas), a sua grande vantagem é o aproveitamento particular do calor aplicado de uma determinada forma e a uma determinada temperatura que ajuda a cozinhar a sua pizza na medida certa para tornar a massa crocante e distribuir os ingredientes. Normalmente existem 3 tipos de fornos de pizza, elétricos, a gás e a lenha!
Vantagens:
- Cozinhe até 6 pizzas por vez.
- Adicionam um sabor único à pizza.
- São muito rápidos em seu processo de cozimento.
Desvantagens:
- Emitem muito calor.
- São muito grandes e pesados.
- Devem ser manuseados com muito cuidado para evitar acidentes.
4- Fornos combinados
O forno combinado é alimentado a gás e geralmente é equipado com turbinas ou ventiladores que distribuem o calor uniformemente.
Entre estes últimos podemos citar os fornos rotativos especiais criados para padarias e pizzarias, são fornos verticais de aço inoxidável, como costumam ser os equipamentos de fabricação industrial.
Vantagens:
- Consomem menos energia.
- Levam menos tempo para cozinhar.
- Cozinham de forma mais uniforme.
- Não importa onde você coloque a comida, ela cozinhará uniformemente.
Desvantagens:
- Não é adequado para todos os tipos de alimentos.
- As receitas devem ser ajustadas no forno.
- É um pouco mais frágil do que outros modelos.
5- Fornos industriais
O melhor para um negócio como uma padaria, confeitaria, restaurante ou pizzaria, é sem dúvida um forno industrial. Esses aparelhos fornecem tudo que você precisa para aumentar a eficiência do seu trabalho.
São grandes, resistentes e duráveis, sua comida cozinhará muito mais rápido em uma delas e você aumentará a produtividade porque poderá preparar muitas refeições ao mesmo tempo.
Vantagens:
- Cozinhar sua comida é muito mais rápido.
- Por serem fornos fabricados com materiais de alta qualidade, são feitos para durar muito tempo.
Desvantagens:
- São muito maiores do que os outros.
- São fornos mais caros.
6- Fornos a lenha
Desde a sua criação, o forno a lenha está em constante mudança e evolução. Seu desempenho na cocção é praticamente igual ao de outros modelos de forno, e até mesmo os adeptos da utilização defendem seu uso dizendo que sua cocção é melhor que o forno a gás ou elétrico, o sabor do defumado e o contato mais direto com o fogo conferem cor, textura e sabor diferentes e únicos.
Vantagens:
- O sabor defumado é uma das maiores vantagens destes fornos, dizem que o fumo realça o sabor dos ingredientes.
- Muitos de seus modelos são feitos com pedras refratárias que retêm calor.
- Esses fornos atingem altas temperaturas, portanto, o cozimento dos alimentos é muito mais rápido.
Desvantagens:
- A queima de leite coloca muito CO2 na atmosfera, o que contribui para o efeito estufa.
- Mesmo os modelos pequenos ocupam muito espaço.
- Limpar esses fornos é mais difícil.
7- Fornos a gás
Sem dúvida, o forno a gás é considerado a melhor opção para quem quer comprar um forno barato ou simplesmente para quem gosta de cozinhar da forma convencional.
Esses fornos funcionam bem com gás butano e gás natural, um combustível que eles usam para gerar o calor em seu interior.
Além disso, para aproveitar as suas características, costumam incorporar na parte superior um queimador de fogão que é comandado por botões.
Vantagens:
- São amigáveis com o meio ambiente.
- Você economiza dinheiro na conta de luz.
- Se houver apagões, você ainda pode usar o forno sem problemas.
Desvantagens:
- Exigem mais manutenção e revisão.
- A limpeza é mais complicada.
8- Fornos de padaria
A tecnologia relacionada à panificação evoluiu muito, dos antigos fornos de padaria a lenha ou de barro sobraram poucos, e embora muitas pessoas acreditem que esses fornos antigos faziam pão com um sabor imbatível, a verdade é que o forno de padaria moderno não deixa nada a desejar em relação aos fornos de antigamente.
Na verdade, os atuais possuem algumas características que tornaram o processo de cozimento muito mais fácil.
Vantagens:
- Você pode assar vários pães ao mesmo tempo.
- São muito mais rápidos graças ao fato de atingirem altas temperaturas.
- São muito duráveis.
Desvantagens:
- São consideravelmente mais caros.
9- Fornos embutidos
Se você tiver que se mudar ou precisar (e quiser) trocar se forno, talvez tenha que pensar em trocar o seu forno de embutir.
Independentemente de optar por um forno eléctrico ou a gás, o mais importante é que as dimensões desse forno estejam de acordo com as dimensões e que tenha espaço suficiente para respirar entre a parede.
Vantagens:
- Podem ser de vários modelos, multifuncionais, a gás, elétricos.
- Muitos têm a função de descongelar os alimentos.
- Os modelos mais modernos possuem a capacidade de autolimpeza.
Desvantagens:
- Às vezes é difícil substituir um forno antigo devido às dimensões, nem sempre é exatamente igual.
10- Fornos convencionais
Esses fornos convencionais são alimentados a gás usando queimadores inferiores como instrumentos.
Normalmente são de aço inoxidável por fora e por dentro são geralmente revestidos de pedra ou porcelana, por isso são ideais para o preparo de pizzas crocantes, massas folhadas e certas carnes e peixes.
Vantagens:
- Eles são mais baratos do que outros modelos.
Desvantagens:
- Os fornos convencionais às vezes fazem com que os alimentos percam propriedades.
11- Forno tostador
Um forno tostador é um equipamento pequeno e versátil que pode ser usado para uma infinidade de tarefas na cozinha. Oferece uma forma rápida, econômica e bastante prática de cozinhar alimentos em comparação com um grande forno convencional.
Este pequeno eletrodoméstico ocupa muito pouco espaço na bancada ou onde quer que seja colocado, e você pode usá-lo para preparar uma refeição deliciosa em questão de minutos.
Vantagens:
- São menores e ocupam menos espaço.
- Pode ser usado para quase tudo que um forno grande faz.
- É mais econômico.
Desvantagens:
- Tem menos capacidade interna do que um forno convencional
- Cozinha os alimentos um pouco mais devagar do que em um forno normal.
- É preciso um pouco de prática para controlar o tempo.
Aspectos a serem considerados antes de comprar um forno
Para algumas pessoas, o forno é um aparelho desconhecido, por isso muitos acham um pouco difícil tomar uma decisão quando precisamos comprar um pela primeira vez ou substituir o que já tínhamos. É por isso que deixamos este guia com os elementos fundamentais que você deve considerar antes de comprar um forno.
Eficiência energética
O forno é um dos aparelhos elétricos que mais necessita de energia para o seu funcionamento, principalmente os que funcionam com eletricidade, devido à passagem entre a energia elétrica e a energia térmica. No entanto, um forno elétrico de classe A consome 60% menos energia do que um de classe G. Os fornos a gás são muito mais eficazes, mas os elétricos podem ser encontrados com mais frequência.
Estes equipamentos também passam pelo processo de rotulagem energética em alguns países, como os que integram a União Europeia, que classifica os eletrodomésticos das letras A a G, sendo A o melhor e mais eficiente e G o menos.
Ao contrário do que acontece com as máquinas de lavar, freezers ou outros equipamentos elétricos no caso dos fornos, é muito difícil encontrar um forno com etiqueta A +, para não falar de um A ++ que sugere uma economia de energia muito maior.
Uma nota final sobre economia de energia em fornos. Abrir a porta de um forno significa perder 20% da energia armazenada lá dentro, então o melhor conselho que podemos fazer é não abrir a porta a menos que seja absolutamente necessário, da mesma forma, cozinhar todos os alimentos necessários de uma só vez, com isso, economizamos mais energia.
Funções do forno
Um forno deve cumprir algumas funções obrigatórias. Aqui vamos falar das mais conhecidas e essenciais:
- Aquecimento em cima e embaixo: Muito necessário para a preparação de certos tipos de alimentos.
- Pré-aquecimento rápido: Uma opção ideal para economizar tempo, embora não tanto eletricidade, no entanto, pode te livrar de mais de um problema se você tiver tempo limitado.
- Funções de grelhar: Ideal para gratinar. Alguns fornos incorporam diferentes modos de grelhar que você pode usar de acordo com suas necessidades.
- Ar: um recurso útil para que a carne assada cozinhe um pouco mais rápido, assim como outros alimentos de cozimento lento.
- Controle de temperatura: Seja com botões eletrônicos ou rotativos tradicionais, o importante é que eles tenham. Neste ponto, você deve olhar para a faixa que geralmente oscila entre 50 e 250 graus Celsius.
- Altura: No interior os fornos possuem prateleiras que possuem diferentes alturas onde você pode colocá-los, normalmente eles possuem até cinco alturas diferentes.
Limpeza
Atualmente o processo de pirólise está muito em alta, que nada mais é do que uma função que permite que o forno seja colocado em temperaturas muito altas, em torno de 500 graus, para transformar todos os restos de sujeira em cinzas para serem facilmente removidas com uma espátula.
Isto tem uma vantagem clara e é a grande facilidade na limpeza deste aparelho. Esta função deve ser usada apenas esporadicamente, mesmo se usarmos o forno diariamente, porque esta função consome muita energia que pode afetar seriamente o nosso orçamento.
Segurança
Sabe-se que os fornos são eletrodomésticos que causam o maior número de acidentes por queimaduras dentro de casa, por isso é aconselhável optar por um modelo que incorpore funções de segurança. Uma dica útil na hora de escolher um novo forno é optar por um que tenha porta fria, ou seja, que tenha entre dois ou três copos entre o interior e o exterior do forno, para manter a temperatura interna sob controle, principalmente se tivermos crianças em casa.
Para evitar ou minimizar danos ou possíveis queimaduras, é aconselhável adquirir um forno com sistema de guia removível, bem como considerar que este novo forno possui outros sistemas de segurança adicionais como ventilação tangencial e saída ventilada da fumaça.
Onde encontrar os melhores fornos para comprar?
Ao fazer uma revisão dentro do imenso universo dos fornos, temos que nos guiar por uma série de elementos como qualidade, preços e opiniões, e neste guia trouxemos uma visão geral para que a decisão fosse a mais informada possível. Agora só falta deixar este link para que possa ir ao catálogo e escolher o modelo, marca e design que mais se adapta aos seus desejos de consumo.