A cafeteira italiana também conhecida como cafeteira mocha, expressa italiana ou cafeteira grega é a mais clássica de todas. É a primeira imagem que vem à mente quando falamos de cafeteiras vintage e com certeza na casa da nossa avó ou de um familiar tivemos a oportunidade de ver ou usar uma dessas em algum momento.
Se você recentemente pensou em comprar um, seja por nostalgia ou por tentar fazer o café de uma forma mais tradicional, este guia o ajudará a aprender mais sobre este clássico. Se você prefere opções mais modernas como a cafeteira de cápsula ou cafeteira expresso, você pode acessar nossos artigos e tirar todas as suas dúvidas. Mas hoje vamos falar da cafeteira italiana e tudo que precisa saber antes de fazer uma ótima compra! Vamos lá?
Melhores marcas de cafeteira italiana
Embora possamos pensar que marca não é importante para comprar uma cafeteira italiana, você pode se surpreender com a enorme variedade de modelos que os fabricantes criaram para essa cafeteira tradicional, alguns com inovações tecnológicas, outros com designs incríveis e muito práticos. Não perca a nossa seleção das melhores marcas de cafeteiras italianas abaixo!
1- Bialetti
Se você nos perguntasse qual é a marca mais popular de cafeteiras italianas, certamente a maioria responderia a Bialetti. Não só pela qualidade dos seus produtos, mas também pela imensa variedade de modelos que têm no seu catálogo, sendo amplamente reconhecidos por fabricarem o modelo clássico nas mais variadas versões, tamanhos e cores. Verifique este link para a lista de produtos.
2- Casita
Fundada em 1982, a Dular é uma rede de franquias especializada em produtos para o lar, cozinha e decoração. Conta com uma enorme variedade de produtos para cozinha, cama e banho, mesa, móveis, eletro, decoração e organização. Confira sua cafeteira italiana aqui.
3- Brinox
No mercado desde 1988, a Brinox é uma das maiores marcas de utilidades domésticas do Brasil. Atualmente, conta com mais de 2.500 produtos em seu portfólio, como panelas, talheres, lixeiras, utensílios e utilidades em geral. São itens de aço inox, alumínio, aço cromado, silicone, nylon, entre outros materiais, que estão distribuídos por todos os ambientes da casa: copa, cozinha, lavanderia, banheiro e decoração. Confira suas cafeteiras aqui.
4- Moka
A cafeteira italiana também conhecida como Moka e tem diversas razões por ser tão amada em todo mundo. É simples, tem o preço acessível, é portátil e extrai um café sensacional. A água é adicionada a parte de baixo da Moka e o pó de café fica em cima, a cafeteira é colocada no fogo e o calor faz com que a água passe pelo filtro e o café aparece quase que como uma mágica na parte de cima da italiana. Confira no link.
5- Tramontina
Se estiver procurando produtos para reforma e construção ou eletrodomésticos para casa, a Tramontina oferece de tudo um pouco. Ela é conhecida como uma das principais marcas para aparelhos domésticos e utensílios de cozinha. A cafeteira é um produto que faz parte do seu catálogo. Veja!
Modelos de cafeteira italiana
Embora seu design clássico tenha sobrevivido até hoje quase sem alteração, houve empresas que criaram versões diferentes da mesma cafeteira que conhecemos e amamos. Nesta seção, mostraremos alguns dos tipos de cafeteiras italianas que se tornaram populares entre os usuários.
1- Elétrica
Como todos sabemos, as clássicas cafeteiras italianas sempre foram colocadas diretamente no fogo ou no fogão para aquecer a água e preparar o café em poucos minutos. Porém, em poucos anos, essas cafeteiras italianas que possuem uma base elétrica para aquecer começaram a se popularizar. Esta base possui um cabo de alimentação que você deve conectar para que ocorra o mesmo processo das outras cafeteiras, isso foi feito colocando a cafeteira diretamente no fogo.
Vantagens:
- Você não precisa depender de gás ou fogão para usá-los. Basta conectar à corrente elétrica.
- Seus designs são incrivelmente bonitos e muito funcionais, eles não perderam a forma original, mas adicionaram um toque moderno ao formato clássico da cafeteira italiana.
Desvantagens:
- Se for acampar em um local sem eletricidade você não poderá usá-la.
2- Manuais
As tradicionais, essas são as cafeteiras que todos nós conhecemos e amamos. Seu corpo é feito de metal condutor de calor (alumínio ou aço inoxidável) que é colocado no fogão para fazer o processo de fervura da água, filtrando-a através dos grãos moídos e assim extraindo o café.
Vantagens:
- Você não precisa de eletricidade, basta um fogão a gás para ter sua bebida pronta.
- Vêm em vários tamanhos para que você possa escolher de acordo com seu círculo familiar, escritório ou espaço onde deseja usá-los.
- São super duráveis, seus materiais são feitos para resistir muito.
- São muito baratos.
Desvantagens:
- Se não forem devidamente limpos, podem gerar resíduos e deixar o café com um gosto ruim.
- Se não forem bem manuseados, podem causar queimaduras ou acidentes.
3- Indução
Essas cafeteiras são fabricadas principalmente para trabalhar em conjunto com os fogões de indução, isso ocorre porque o processo dos fogões de indução é diferente do fogão a gás e como nossas cafeteiras precisam estar em contato com um elemento quente, essas cafeteiras são feitos com um material que consegue conduzir o calor para as cafeteiras.
Vantagens:
- São fabricadas para funcionar com um fogão de indução, portanto, não iria danificar esse tipo de fogão.
Desvantagens:
- Só podem ser usadas com fogões de indução.
Como funciona uma cafeteira italiana?
A cafeteira italiana tem um funcionamento muito simples visto que têm poucos componentes. O seu mecanismo baseia-se simplesmente em adicionar água no depósito, café no filtro e colocá-lo no fogo até ferver. Devemos ter muito cuidado com a válvula de escape, para que ela nunca aponte para nós ou para um lugar por onde uma pessoa possa passar porque podemos sofrer queimaduras com o vapor.
Características de uma cafeteira italiana
Sem contar a inconfundível aparência de bule, essa cafeteira italiana também se destaca por ser composta por duas partes ou peças, uma parte inferior, que é onde a água é depositada, e uma parte superior, que é onde o café moído vai ser adicionado. Ambas as partes são manuseadas individualmente e só serão unidas (aparafusadas) na hora de colocar a cafeteira no fogo.
Outro elemento a se considerar ao adquirir um desses aparelhos antigos é que eles não podem produzir café com espuma ou creme, do tipo que se faz com vaporizador ou máquina de café expresso.
Medidas de segurança ao usar uma cafeteira italiana
Devido ao seu design rudimentar, a cafeteira italiana pode ser perigosa de manusear, por isso apresentamos algumas recomendações que você deve levar em consideração quando for preparar o café em uma dessas antigas máquinas.
Todas as máquinas de café italianas possuem uma válvula pela qual é expelido um jato de vapor, esta válvula cumpre a função de evitar que as máquinas de café explodam devido ao excesso de calor que se concentra no seu interior, pelo que deve ter cuidado ao manuseá-la para evitar acidentes.
Como limpar sua cafeteira italiana
Assim como os outros eletrodomésticos da sua casa, a cafeteira italiana também precisa de manutenção de vez em quando e mantê-las limpas é uma forma de evitar que se desgastem prematuramente e, portanto, durem muito mais.
- Tente enxaguar muito bem sua cafeteira antes de usá-la, use sabão e bastante água durante o processo. Por se tratarem de cafeteiras de metal, às vezes podem ser gerados resíduos quepodem afetar o sabor da sua bebida.
- Limpe regularmente todos os componentes da sua cafeteira, o filtro, a parte inferior e a parte superior. Tudo isso evitará que os dutos de conexão com a cafeteira fiquem entupidos e danifiquem prematuramente.
- É preferível que seque a sua cafeteira com um pano limpo após a lavagem, não é altamente recomendável deixá-la secar ao ar livre, pois evita que os componentes enferrujem ou gerem resíduos de mofo.
Recomendações e dicas para o uso correto da sua cafeteira italiana
As seguintes informações serão úteis para a conservação e prolongamento da vida útil da sua cafeteira, por isso pretende que este aparelho o acompanhe durante anos, siga rigorosamente os nossos conselhos.
- Use sempre água limpa, com o mínimo de minerais e sedimentos, se possível água filtrada.
- Não use em chamas muito altas, um fogo médio é suficiente. Se o fogo estiver muito forte, você corre o risco de queimar o café e estragar a bebida.
- Se utilizar fogão a gás, certifique-se de que a chama não ultrapasse as paredes da cafeteira, evitando queimaduras e manchas desnecessárias.
- Procure usar sempre café moído de espessura média, café moído fino, pois com máquinas de pistão, pode passar pelo filtro e terminar com muitos resíduos desagradáveis.
Onde encontrar os melhores preços e opções?
Já fizemos um tour necessário para mostrar tudo o que você precisa saber para poder comprar a cafeteira italiana dos seus sonhos. Depois de revisar suas características, conhecer as melhores marcas e conhecer seu uso, só podemos recomendar onde comprar aquela cafeteira ideal. Acesse este link para encontrar as melhores marcas, com excelentes opções, uma grande variedade de modelos e o melhor atendimento.