ÍNDICE

    Como escolher um moedor de café?

    ÍNDICE

      Todos nós amamos o café, é uma bebida aromática, deliciosa e com muitas propriedades. Agora, os especialistas em café concordam que a base de um bom café são os grãos frescos moídos. Não importa se você vai preparar um expresso ou um café em infusão como nas versões com prensa francesa, em todos os casos você precisa de um moedor de café.

      moedor de café

      Como funciona um moedor de café

      Esses dispositivos são projetados para serem muito simples de operar. Para utilizá-lo, basta despejar uma determinada quantidade de grãos de café (dependendo da quantidade necessária) e apertar um botão se for uma cafeteira elétrica ou moer com a alça se for uma cafeteira manual. A quantidade, como dissemos, vai depender do tipo de café e da quantidade de xícaras que você deseja preparar. Geralmente, para preparar um expresso, você só precisa de 7 gramas de café moído.

      No caso do moedor elétrico, ao final do processo você não está satisfeito com a espessura da moagem do grão, pode-se pegar novamente aquela mesma porção e passá-la novamente no moedor, repetindo o processo.

      Melhores marcas de moedores de café

      É difícil escolher uma determinada marca quando existem diversos fabricantes que se especializaram em produtos para preparo de café, no entanto, os especialistas afirmam que estas marcas têm todos os elementos para serem consideradas as melhores do mundo. Confira!

      1- Hamilton Beach

      Com um design espetacular, as cafeteiras e moedores da Hamilton Beach parecem sempre vir do futuro, não só pelo design, mas também por todas as funcionalidades: são mais rápidas, mais eficientes e mais fáceis de usar. A Hamilton Beach é uma aposta segura. Acesse este link e você terá todas as informações e opções.

      2- Oster

      Como todos os seus produtos, Oster leva a eficiência a um novo nível. Suas cafeteiras e também moedores são eficazes, duráveis ​​e funcionais, com designs de alta qualidade e muito intuitivos de usar. Veja aqui alguns modelos da marca.

      3- Philco

      Conhecida no mundo dos eletrodomésticos, a Philco já fabricou máquinas de café há algum tempo, desde máquinas de café gota a gota até cafeteiras automáticas, todas elegantes e altamente funcionais, além de alguns moedores. Confira modelos no link.

      4- Bialetti

      Se você nos perguntasse qual é a marca mais popular de cafeteiras italianas, certamente a maioria responderia a Bialetti. Não só pela qualidade dos seus produtos, mas também pela imensa variedade de modelos que têm no seu catálogo, sendo amplamente reconhecidos por fabricarem o modelo clássico nas mais variadas versões, tamanhos e cores. Verifique este link para ver seus moedores.

      5- Tramontina

      Se estiver procurando produtos para reforma e construção ou eletrodomésticos para casa, a Tramontina oferece de tudo um pouco. Ela é conhecida como uma das principais marcas para aparelhos domésticos e utensílios de cozinha. A cafeteira e moedor de café são produtos que fazem parte do seu catálogo. Veja!

      6- Cuisinart

      Este fabricante norte-americano de eletrodomésticos para cozinha é especialista na fabricação de eletrodomésticos dedicados à indústria hoteleira, entre outros. Quanto aos seus moedores de café, mantém a alta qualidade de seus produtos com seus acabamentos em aço inoxidável e lâminas de alta precisão para realizar uma moagem de diferentes espessuras de acordo com a necessidade do cliente. Você pode revisar seus modelos clicando neste link.

      7- Kitchenaid

      A velocidade desse moedor de café é uma de suas principais características. São ideais para obter um grão médio, que são perfeitos para cafeteiras de gotejamento ou filtro. Seus recipientes amplos permitem uma grande quantidade de café moído e seu design cromado com lindas cores farão dele um lindo utensílio de decoração em sua cozinha. Você pode ver seu catálogo de modelos neste link.

      Diferentes tipos de moedor de café

      Moer o próprio café é uma tendência que vem ganhando popularidade ao longo dos anos, e não é uma atividade trivial, está comprovado que os grãos recém-moídos proporcionam um aroma e sabor incomparáveis ​​ao seu café que proporcionam maior intensidade na experiência de sabor. Por esse motivo, preparamos um guia para você levar em consideração suas possibilidades, caso esteja pensando em adquirir um moedor de café.

      1- Moedor elétrico de café

      Para os usuários mais modernos e com um ritmo de vida acelerado, esses moedores elétricos de café são a opção ideal. São vários tipos de moedores elétricos de café, alguns que combinam perfeitamente design, eficiência, durabilidade, tornando-os uma excelente opção para usuários exigentes.

      Todos os modelos e ofertas destes aparelhos podem ser consultados no nosso artigo sobre moedor de café elétrico.

      Vantagens:

      • Sua simplicidade de uso é seu grande diferencial. Basta colocar os grãos no recipiente adequado e programar as funções a serem desempenhadas, em pouco tempo você terá o seu café moído e pronto para ser preparado.
      • Esses moedores oferecem velocidade, resistência, durabilidade e segurança, além de diferentes opções dependendo do modelo.

      Desvantagens:

      • Podem ser um pouco mais caros do que suas versões manuais.
      • São ligeiramente maiores do que as versões manuais.

      2- Moedor manual de café

      Este moedor de café manual é a opção perfeita e menos dispendiosa para métodos de preparação de café com filtro ou gotejamento. Agora, tem gente que não entende porque comprar um moedor se podemos comprar o café já moído pronto e embalado, e a resposta é simples, o frescor nunca será comparável, assim como seu sabor e aroma.

      Os moedores de café oferecem-nos vantagens sobre os outros tipos, como a possibilidade de moer uma quantidade menor de café do que a sua versão eléctrica (embora nem sempre se aplique) e controlar a velocidade de moagem, o que pode ajudar na preservação do café.

      Também é importante saber que os moedores de café manuais são divididos em três tipos, dependendo do seu orçamento e gosto particular que você pode escolher.

      Existem as versões em aço inoxidável, que costumam ser cilíndricas, pequenas e práticas, sem falar que são extremamente econômicas em relação às outras versões.

      Por outro lado temos as versões de moedores antigas manuais, que nada mais são do que estas versões com design retro ou vintage, feitos de materiais de madeira e com peças marcantes que não são apenas um elemento de cozinha, mas uma peça de decoração requintada.

      Finalmente, temos os moedores com tecnologia de ponta. Geralmente possuem uma alça para ser utilizada e se destacam por utilizar materiais resistentes e duráveis ​​como lâminas de cerâmica ou madeiras nobres em sua estrutura.

      Vantagens:

      • Como são manuais, são fáceis de usar e não exigem muito esforço.
      • São elegantes, resistentes e muito práticos, sem contar que costumam ser mais baratos que as outras versões.
      • Por apresentarem designs marcantes, não são apenas consideradas práticas, mas também bonitas e peças decorativas.

      Desvantagens:

      • São um pouco mais lentos do que suas versões elétricas.
      • Carregam e moem menos café do que outras versões.

      3 – Moedor industrial de café

      Embora alguns consumidores não se interessem em comprar uma dessas máquinas, ainda é importante saber como fazem as grandes empresas de embalagem de café para vender quilos e quilos de café moído, porque nesses casos é necessário um moedor de café industrial que dura muitas horas por dia em operação e é capaz de moer grandes quantidades de grãos em pouco tempo.

      Vantagens:

      • São capazes de trabalhar longas horas sem nenhum inconveniente.
      • Você pode moer muito mais grãos em pouco tempo.
      • São bastante eficientes e resistentes.

      Desvantagens:

      • São extremamente caros.
      • São um pouco maiores do que as outras versões.
      • Não são adequados para indivíduos, pois precisam moer grandes quantidades de grãos.

      Componentes de um moedor de café

      melhores moedores de café

      Os moedores de café contêm uma série de elementos essenciais para o seu funcionamento ideal, é importante saber quais as principais. Veja a lista a seguir!

      Colher de medida

      Dependendo se deseja um expresso ou outro, a colher dosadora deve indicar a quantidade exata para que seu preparo seja correto.

      Manivela

      Ou cabo, é encontrado em moedores manuais e antigos, e é a alavanca que serve para girar o rebolo manualmente.

      Mola

      É a encarregada de moer os grãos. Você pode encontrá-los em diferentes materiais, seja aço, cerâmica ou alumínio, eles também vêm em vários formatos, e podem ser planos ou côncavos, embora também possam ser lâminas em vez de rebolos, que também são feitos dos mesmos materiais.

      Regulador de moagem

      Isso é o que determina a espessura final do grão moído. Nos moinhos elétricos pode ser ajustado para obter um grão com diferentes texturas de acordo com a necessidade e a máquina de café que se vai utilizar.

      Base

      Podem vir em diferentes tamanhos e materiais, dependendo do moedor, embora sejam geralmente feitos de madeira, plástico ou esmaltado. Este recipiente é onde o café moído na hora é depositado.

      Moedor de café manual x elétrico

      Os moedores de café manuais têm a vantagem de não necessitar de eletricidade para funcionar. Outra grande vantagem é que são extremamente portáteis, pois são pequenos e, portanto, fáceis de transportar. Portanto, se você é um viajante que gosta de fazer seu próprio café, este moedor é para você. Continuando na lista das vantagens dos moedores manuais, devemos também observar que, ao contrário dos moedores elétricos, as lâminas dos manuais não moem o café, mas sim o picam em pedaços menores, o que acaba alterando o sabor e o aroma da bebida.

      Se, por outro lado, você é uma pessoa que tem seu tempo contado e não pode sentar-se para moer seus grãos diariamente, os moedores elétricos de café resolverão sua vida. São extremamente práticos, mas também duráveis ​​e com uma variedade de modelos que farão da sua cozinha um espaço de decoração.

      Tipos de moagem de café

      É importante conhecer os tipos e os seus materiais para determinar as suas qualidades e características, o que nos permitirá saber qual o modelo mais adequado para nós. Dentro dos moedores, existem dois tipos principais: moedores de café de mola, que podem ser planos ou côncavos, e moedores de café de cerâmica.

      O moedor de café com rebolos é considerado mais confiável ​​e durável ​​do que os com lâminas, pois o resultado final é muito mais homogêneo e produz um café com sabor e textura muito melhores. Agora, entre as planas e côncavas também existem diferenças que explicaremos a seguir.

      Moedores planos precisam de muito mais rotações (1000 rpm) para obter a moagem do grão. A energia utilizada nesse atrito gera um aquecimento excessivo do rebolo, que pode queimar o grão de café, o que faz com que o sabor e o aroma sejam perdidos no processo.

      Por outro lado, o projeto do moedor côncavo usa menos energia (500 rpm) para moer os grãos, o que significa que ele não aquece muito e o risco de superaquecimento é menor.

      Com os moedores de café em cerâmica, a conservação da qualidade do café é muito maior, é o tipo de rebolo recomendado pela maioria dos especialistas da área porque não queima o grão de café. Outra grande vantagem desses rebolos cerâmicos é que eles não enferrujam com o tempo, o que significa que o sabor não será afetado. Da mesma forma, como o material não sofre corrosão, o aparelho fica mais bem preservado, o que prolonga sua vida útil.

      Como limpar um moedor de café manual?

      Para que sua bebida tenha sempre um aroma e sabor incomparável, o melhor que você pode fazer é manter seu moedor perfeitamente limpo e livre de resíduos que se acumulam com o uso constante. Se você não tomar esses cuidados, a bebida pode ficar completamente estragada com um sabor amargo devido ao acúmulo de óleo e excesso de partículas de café, que podem até danificar o moedor de café.

      Por isso, é imprescindível estar atento ao uso do moedor e procurar mantê-lo seco e sem qualquer tipo de resíduo. Em geral, basta desmontar peça por peça, com muito cuidado e lavar cada uma de suas partes com água limpa e sabão (de preferência neutro) e, em seguida, secar com um pano limpo.

      Outra dica que pode ser muito útil é colocar um punhado de grãos de arroz no moedor para que, ao girar a alavanca, o arroz fique moído. Isso fará com que o arroz absorva todos os resíduos de café e óleo que ficam presos no mecanismo interno do moedor ao ser moído e também ajuda a eliminar os maus odores.

      Onde comprar moedor de café?

      Agora que você tem mais informações sobre os moedores de café, seu funcionamento, tipos e características, agora já está preparado para fazer a compra que mais se adapta à sua necessidade. A partir daqui, só nos resta deixar este link de onde você pode acessar uma lista de marcas e opções.

      Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *