Escolher modelos de geladeiras é uma difícil missão. Esse eletrodoméstico irá te acompanhar por muitos e muitos anos, por isso que é essencial pesquisar bastante, comparar preços, marcas, funcionalidades antes de realizar uma boa compra. Sabemos que este aparelho não pode faltar em nenhuma casa, visto que tem o objetivo de manter os alimentos e bebidas sempre frescos. Às vezes, é também essencial em escritórios e empresas.
Independentemente do modelo que você esteja procurando, o mercado virtual sempre tem uma variedade considerável. A seguir, trazemos as informações necessárias e ideais para você fazer uma compra inteligente da geladeira. As opções vão desde as mais modernas até as mais vintage.
Melhores Marcas de Geladeiras
São inúmeras as funcionalidades e características que diferentes marcas de eletrodomésticos nos oferecem no mercado. Entre eles, baixo consumo de energia, grande variedade de estilos, tamanhos, tecnologias que vão desde os modelos mais tradicionais até os mais luxuosos. Abaixo estão algumas das marcas mais conhecidas e populares pelos consumidores, que você pode encontrar em lojas físicas e virtuais.
1- Geladeira Brastemp
A empresa foi criada no ano de 1954 em São Bernardo do Campo, pelo Grupo Brasmotor, com fábrica em Rio Claro.
Hoje a Brastemp faz parte do grupo Whirlpool Latin América e busca sempre despertar, estimular, provocar, intensificar, aproximar e impactar as pessoas transformando as suas vidas ao longo desses 60 anos. Mais do que produtos, oferecem soluções inteligentes com visão e propósito. É a marca preferida e mais popular entre os brasileiros. Possui modelos de geladeiras inox com duas portas, três portas, quatro portas, modelos inverse, frost free, dentre outras. Confira opções aqui.
2- Geladeira Electrolux
A marca existe desde 1919, ou seja, já são 100 anos de história. Começou a com a fabricação de um aspirador de pó e hoje possui uma imensa gama de aparatos eletrodomésticos para casa. Foi em Guarulhos a primeira fábrica do Brasil.
Depois se expandiu para o Paraná, Amazonas e inauguração de diversos centros de distribuição ao redor do país. Além das famosas geladeiras, conta com fogões, lavadoras, microondas, dentre outros. Confira alguns modelos de geladeiras da marca aqui.
3- Geladeira Consul
Há mais de 60 anos, a trajetória da Consul se confunde com a história do setor de eletrodomésticos no Brasil.
Reconhecida por trazer inovações e “sacadas criativas” ao segmento de linha branca ao longo dos anos, a empresa desenvolve soluções inteligentes que integram tecnologia e design atrativo em um único produto. Além disso, os atributos de credibilidade, facilidade de uso, parceria e criatividade são característicos de uma marca que está presente em mais de 50% dos lares brasileiros.
A Consul é uma das marcas da Whirlpool Latin America, empresa líder no setor de eletrodomésticos e parte da Whirlpool Corporation, maior fabricante mundial de eletrodomésticos. Confira alguns modelos aqui.
4- Geladeira Panasonic
A Panasonic foi fundada em 1918, no Japão, por Konosuke Matsushita. Atualmente, a companhia atua em quatro áreas de negócios: eletrônicos de consumo, casa, automotivo e soluções B2B. Entre os produtos oferecidos pela empresa estão pilhas, baterias, eletrodomésticos, televisores, rádios, telefones, câmeras, etc.
A Panasonic chegou ao Brasil em 1967, trabalhando com importação e comercialização de pilhas. Ao longo das últimas cinco décadas, a companhia aumentou seu portfólio no país, inaugurando, inclusive, a terceira loja conceito da marca em solo brasileiro. Hoje em dia conta com opções de geladeiras modernas, confira algumas no link.
5- Geladeira Samsung
A Samsung nasceu na Coreia do Sul em 1938. Fundada por Byung Chull Lee, a principal função da empresa na época era a exportação de alimentos para a China. Em poucos anos, a Samsung ampliou os negócios, passando a atuar com produção de açúcar e seguros. Na década de 1960, a companhia inaugurou, também, uma loja de departamentos, um canal de televisão e um jornal.
A divisão de produtos eletrônicos, pela qual a empresa é mundialmente conhecida atualmente, surgiu em 1969, com a produção de televisores e, posteriormente, de geladeiras e máquinas de lavar. O crescimento da empresa levou os negócios para a fabricação de monitores de computadores, aparelhos celulares, tablets, robôs, entre tantos outros produtos tecnológicos. A empresa se destaca pela excelência na criação de todos seus produtos. Confira alguns modelos de geladeiras no link.
6- Geladeira LG
O Grupo LG é um conglomerado sul-coreano que produz eletrônicos, celulares e produtos petroquímicos, energia, maquinaria, metais, finanças e serviços. No Brasil, a companhia possui complexos industriais em Manaus e Taubaté, além de um escritório central e centro de pesquisa e desenvolvimento em São Paulo.
Hoje a LG fabrica uma ampla gama de produtos desde eletrônicos como notebooks, televisores e celulares, como também eletrodomésticos variados. Aqui você encontra suas geladeiras.
Outras marcas de geladeiras para considerar:
Aqui estão outras marcas de geladeiras que podem te interessar. Essas marcas oferecem uma boa variedade de produtos. Fizemos um link para a loja para que você possa ver o catálogo dos produtos, mas avisamos que a disponibilidade desses produtos pode variar.
Tipos de geladeiras mais comuns e vantagens/desvantagens de cada modelo
Fatores como tamanho, capacidade e estrutura diferenciam alguns refrigeradores de outros. Para saber qual você precisa comprar, você precisa avaliar várias coisas. Dentre eles, destaca-se o espaço em sua casa ou escritório, o dinheiro que você gastará na compra e a quantidade de pessoas que usarão o aparelho. Depois de saber tudo isso, você pode começar sua pesquisa:
Antes de passarmos para os tipos de geladeiras, sugerimos que você visite nossos artigos sobre geladeira retrô e geladeiras duplex de duas portas.
1- Geladeira duplex ou duas portas
Como o nome indica, são eletrodomésticos com duas portas. O objetivo é fazer geladeiras cada vez maiores. O comum é que as cópias tenham dispensador de água e gelo em uma das portas. Alguns modelos especiais possuem até um compartimento inferior para guardar legumes e frutas.
Vantagens:
- Vem com uma maçaneta para cada porta, de forma que você abre apenas aquela que vai usar.
- Geralmente têm dimensões próximas de 180 cm de altura, 90 cm de largura e 85 cm de profundidade.
- As telas touch inteligentes permitem escolher o tipo de gelo e a temperatura da água desejada.
- Incluem luz LED nos indicadores.
Desvantagens:
- Não são recomendadas para apartamentos ou casas com pouco espaço.
- Por sua complexidade, são os aparelhos com menor garantia dentre as geladeiras.
2 – Frigobar
São os segundos mais compactos do mercado de refrigeradores. Sendo de tamanho pequeno, eles têm entre 40 e 100 centímetros de altura. Devido às suas dimensões, são considerados dispositivos portáteis. Embora mais comumente latas ou recipientes de bebidas sejam armazenados, alguns modelos são projetados para armazenar maquiagem. Se quiser mais detalhes sobre esses produtos, leia nosso artigo sobre os melhores tipos de frigobar.
Vantagens:
- Podem ser transportados com facilidade de um lugar para outro sem problemas.
- Não ocupam muito espaço, o que é relevante em residências ou espaços pequenos.
- São os que menos consomem energia elétrica.
- Incluem designs e decorações atrativos de acordo com a marca.
Desvantagens:
- Não são usados para armazenar alimentos de despensa.
- Nem todas as garrafas vão caber, especialmente garrafas de bebidas alcoólicas com mais de 30 centímetros.
3 – Geladeira french door
É uma combinação dos modelos de duas portas e com congelador inferior. Devido à sua estrutura, a geladeira french door tem a forma de um T invertido. Além de atraente, é um modelos com capacidade máxima de armazenamento.
Vantagens:
- Mantêm a umidade nos alimentos.
- Têm uma estética minimalista de cores neutras.
- Alguns modelos incluem dois compartimentos inferiores, para que as garrafas de vinho possam ser armazenadas.
Desvantagens:
- Ocupam um espaço considerável nas cozinhas.
- Certos modelos requerem tampas para as maçanetas das portas para não esfriar muito.
4- Geladeiras de 3 portas
São uma alternativa para porta francesa e freezer inferior. Eles tendem a ser bem grandes e ocupar bastante espaço. Ideal para cozinhas maiores e amplas.
Vantagens:
- Conta com controles eletrônicos dentro.
- Fazem gelo e dispensam água.
- São fabricados com aço inoxidável, o que permite ótima resistência.
Desvantagens:
- São raros no mercado, portanto, não há muitos comentários de clientes.
- Pesam cerca de 100 quilos. Sua instalação requer ajuda profissional.
5- Geladeira inverter
A tecnologia do inversor permite que a geladeira opere com produtividade máxima com baixo consumo de energia. Desta forma, a tensão necessária diminui, assim como o custo da eletricidade. Atualmente, apenas marcas populares como a Samsung oferecem modelos de geladeira inverter.
Vantagens:
- Você não terá que pagar tanto em energia elétrica como de costume.
- O ruído do motor é reduzido em modelos com inversor.
Desvantagem:
- Por ser uma tecnologia complicada, eles podem ser mais caros do que outros modelos convencionais.
6- Geladeiras portáteis
São os menores do mercado de geladeiras. Têm capacidade máxima para 6 latas, o que se traduz em 6 litros. A geladeira portátil pode ser conectada à fonte de alimentação incluída na compra, a plugues ou portas de carro.
Vantagens:
- São usados para armazenar alimentos e medicamentos e outros suplementos para uso diário.
- Incluem uma alça para fácil pegada.
- Algumas marcas variam as funções entre refrigerador de bebidas e aquecedor de alimentos.
Desvantagens:
- Segundo alguns compradores, tendem a produzir muita água no processo de resfriamento.
- Não têm compartimento congelador.
7- Geladeira expositora
São aquelas que possuem uma estrutura horizontal. Normalmente a geladeira expositora possui entre 2 e 3 grades para distribuição de conteúdo. Eles são chamados de “vitrine” ou “expositor” porque incluem uma parede de vidro que protege o interior da geladeira. No entanto, este elemento é transparente, permitindo que os alimentos e bebidas sejam vistos de fora, por isso é comumente usadas em bares, lanchonetes, conveniências e restaurantes.
Vantagens:
- São ideais para empresas alimentícias, pois servem como expositores de alimentos e bebidas.
- Mantêm o frescor dos alimentos e bebidas.
- Evita que os insetos pousem nos alimentos.
Desvantagens:
- Possui preço alto por conta do seu tamanho.
- Devido ao seu tamanho e custo, são pouco vendidos em catálogos virtuais e não há muitos comentários de compradores anteriores.
8- Geladeira comercial
São os mais caros do mercado de geladeiras porque são projetados para uso em massa. Normalmente são construídos em aço inoxidável, por isso os acabamentos são sólidos e pesados. A maioria atinge 2 metros de altura. Alguns modelos de geladeira comercial possuem controle eletrônico para ajuste de temperatura e opção de degelo.
Vantagens:
- Têm rodas com freios na parte dianteira, o que facilita o seu deslocamento.
- Incluem iluminação incandescente para o interior da geladeira.
- São capazes de manter uma temperatura interna entre 0 e 8 graus Celsius.
Desvantagens:
- Seu uso só é recomendado para ambientes com temperatura de 32 graus Celsius ou menos.
- Sua venda é a mais complexa das geladeiras devido ao seu peso e à dificuldade de transporte.
9- Freezer horizontal
Ao contrário dos refrigeradores verticais típicos, os freezers horizontais são para armazenar alimentos de forma não distribuída. Portanto, eles são recomendados apenas para uso comercial ou industrial.
Vantagens:
- Eles têm capacidades consideráveis de aproximadamente 20 litros.
- A maioria não tem prateleiras, portanto, há mais espaço do que os modelos verticais.
- Possuem fecho hermético e chave de segurança.
Desvantagens:
- Não possuem prateleiras para separar os alimentos, então a única opção é empilhar o conteúdo.
- São tão altos que é difícil alcançar alimentos no fundo.
10- Geladeiras inteligentes e com display
Os modelos mais avançados incluem uma tela touch na porta. Algumas funções são reproduzir vídeos e mostrar o que está armazenado na geladeira pelas câmeras internas. Algumas marcas oferecem até geladeiras que podem ser controladas por meio de telefones celulares.
Vantagens:
- Você pode ver o que há dentro da geladeira sem ter que abrir, e com isso a temperatura interna não muda constantemente.
- Alguns modelos alertam o celular quando a porta da geladeira está aberta.
- Certos modelos são capazes de dispensar água quente, o que é raro em geladeiras convencionais.
Desvantagens:
- Ainda há pouca variedade no mercado, pois se trata de algo relativamente novo.
11- Geladeiras com freezer embaixo
São modelos compostos por duas partes. Em vez de ter um freezer na porta superior, eles o colocam em um compartimento inferior. Desta forma, a alimentação básica é distribuída nas portas principais.
Vantagens:
- Evita que as crianças fiquem mexendo nos alimentos principais descongelados.
- Têm uma capacidade maior para alimentos congelados.
Desvantagens:
- A função de degelo faz com que o freezer acumule bastante água.
Quais aspectos você deve considerar antes de comprar uma geladeira?
Além das marcas, existem alguns pontos-chave para determinar se uma geladeira vale a pena. Tendo em conta as suas necessidades e o seu poder de compra, verifique as seguintes características nos modelos que te chamarem a atenção:
Medidas e capacidade
Muitos clientes ignoram as dimensões da porta da casa e se esquecem de medir a altura e largura da porta. Se não for medida, a geladeira comprada pode ser maior e não passar pela porta. Além disso, é recomendável determinar um espaço específico para colocar o eletrodoméstico quando ele chegar, lembrando de deixar um espaço atrás, pois não pode ficar encostada na parede. Observe as dimensões verticais e horizontais que correspondem à altura e ao comprimento.
Já a capacidade da geladeira refere-se ao espaço total de armazenamento que possui. A medição geralmente é dada em litros. A capacidade está relacionada à capacidade de armazenamento da geladeira, portanto, uma capacidade menor significa uma geladeira menor. Escolha uma que atenda às suas necessidades de uso, dependendo do tamanho da sua família e da frequência de idas ao mercado e feiras.
Usado ou novo
Um aspecto importante a considerar. Recomendamos comprar uma geladeira nova ao invés da geladeira usada, pois isso garantirá que a garantia seja válida e que as condições estejam preservadas. Se você vai comprar uma geladeira usada, é melhor que seja em uma loja de eletrodomésticos.
No entanto, se você for comprar direto de uma pessoa, certifique-se de que esteja ligada e verifique se ela mantém a temperatura. Também é importante garantir que a geladeira não faça ruídos estranhos e que feche bem.
Tecnologias incorporadas
Além do sistema inteligente que já mencionamos, outras funções avançadas melhoram o desempenho dos modelos. Algumas geladeiras incluem um dispensador de água e gelo, o que é ótimo para que você não precise filtrar constantemente a água dos canos ou fazer cubos de gelo.
Outra tecnologia pouco citada é a que corresponde ao No Frost. Sua função é evitar a aglomeração de frio em uma área da geladeira. Portanto, a temperatura baixa é distribuída por todos os cantos da geladeira.
Consumo energético
As geladeiras diferem umas das outras de acordo com sua classe de energia. Os níveis comuns são:
- A +++ (175 quilowatts)
- A ++ (284 quilowatts)
- A + (322 quilowatts)
- A (374 quilowatts)
- B (507 quilowatts)
- C (646 quilowatts)
Como você pode ver, os modelos A são os que menos consomem energia. Se você comprar um dos modelos, irá pagar menos na conta de luz. Você pode revisar esse recurso nos detalhes e características da geladeira.
Com freezer ou sem freezer
Os freezers são compartimentos adicionais em geladeiras grandes, pois você não os encontrará em modelos mini ou portáteis. Devido à sua função de baixa temperatura, esses espaços não possuem lâmpadas emissoras de calor. Se você é um consumidor frequente de carnes, aves e outros alimentos perecíveis, é importante que compre um eletrodoméstico com freezer. Desta forma, as suas refeições não serão danificadas mesmo que passem vários dias sem serem consumidas.
Inteligente ou tradicional
Uma forma de garantir um preço baixo é escolhendo um modelo tradicional. As funções básicas de resfriamento são ideais para residências e escritórios. No entanto, os modelos de geladeiras inteligentes, com suas opções de câmeras internas e telas sensíveis ao toque, permitem uma distribuição mais adequada do frio e menor consumo de energia.
Cor, acabamento e facilidade de limpeza
Embora a cor mais comum em refrigeradores seja o branco, muitos clientes preferem optar por tons como cinza (inox) e preto. Essas cores não se sujam tão rapidamente e combinam melhor com cerâmica e decoração neutra das cozinhas modernas.
Quanto aos acabamentos, recomenda-se adquirir geladeiras de aço inox. O material evita a oxidação com o tempo. Além disso, a solidez permite que os modelos sejam mais duráveis.
Por outro lado, manter a higiene é essencial para um produto exposto a restos de comida e bebida. Certifique-se de que a geladeira tenha prateleiras e gavetas removíveis. Esse recurso permitirá que você libere espaço para limpar com um pano úmido. A limpeza é recomendada após o descongelamento.
Garantia
Dependendo do vendedor que você escolher, os portais de compra que recomendaremos posteriormente podem incluir serviços de garantia. As melhores opções atingem no máximo 10 anos, enquanto outras são de 5 anos. Para obter uma boa garantia, certifique-se de que o vendedor da loja seja representante da marca.
Como aumentar a durabilidade das geladeiras?
Além de escolher marcas e materiais de prestígio como o aço inoxidável, você pode seguir outras dicas para garantir uma vida útil longa da sua geladeira. Leve em consideração as seguintes recomendações:
Por que a geladeira não esfria?
- Uma das falhas frequentes é o termostato. Geralmente fica dentro da geladeira e tem como função regular a temperatura. Recomenda-se colocá-lo entre 1 e 4 graus centígrados.
- O fechamento hermético pode ser violado porque a porta abre pela lateral. O correto é abrir a porta pela maçaneta.
- Em alguns casos, os reguladores de ar obstruem ou congelam. É melhor descongelar o aparelho.
- O congelamento da bobina também é comum, nesse caso, acione a assistência técnica.
- Se você encontrar outro motivo pelo qual sua geladeira não está esfriando, entre em contato com um profissional.
Como limpar a geladeira?
Manter a higiene do interior da geladeira é fundamental para otimizar seu desempenho. Uma mistura que você pode usar para limpar requer 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 1 litro de água quente. Você também pode optar pela solução de 1 parte de vinagre de maçã e 3 partes de água quente. Quando você tiver uma das combinações, siga as instruções abaixo:
- Esvazie sua geladeira de todo o conteúdo armazenado, incluindo garrafas e recipientes de plástico vazios.
- Remova as gavetas e prateleiras removíveis.
- Localize um lenço de papel e mergulhe-o na mistura de água quente.
- Esprema o lenço de papel e limpe todas as superfícies dentro da geladeira.
- Quando terminar, deixe a geladeira vazia com a porta fechada.
- Após alguns minutos, limpe as gavetas e prateleiras com a mesma mistura.
- Coloque os itens na estrutura da geladeira.
- Coloque todos os alimentos de volta na geladeira.
Dicas de instalação
- Regularmente, os especialistas recomendam definir uma temperatura na geladeira de 5 ° C e no freezer de -18 ° C. Evite mudar a temperatura, pois pode não conservar bem os alimentos ou ficar muito frio.
- Certifique-se de conectar a geladeira com um filtro de linha. Se faltar eletricidade, o equipamento evitará danos ao eletrodoméstico.
- Evite colocar alimentos recém-cozidos na geladeira.
- Certifique-se de que as portas estão bem fechadas, pois inadvertidamente podem passar horas com o ar frio escapando.
- As geladeiras que fazem gelo devem ser descongeladas e limpas com frequência.
- Se você for viajar por mais de 15 dias, desconecte, limpe e deixe a geladeira aberta.
- Para oferecer uma ventilação adequada, certifique-se de que sua parte traseira esteja a pelo menos 5 cm de distância da parede.