O forno de pizza é um equipamento que permite assar pizza por condução, convecção e reflexão da luz da chama. Abaixo você encontrará as melhores marcas e o melhor guia de compras onde poderá conhecer os aspectos essenciais que você deve levar em consideração na hora de adquirir um forno de pizza.
Leia o artigo até o final e, se quiser, leia também nossos outros guias de compras das melhores marcas de fornos, forno elétrico, forno microondas no blog!
Melhores marcas de forno de pizza
Para encontrar a marca certa e o produto com a melhor qualidade, você deve escolher um distribuidor ou vendedor adequado, para isso será necessário aproveitar a grande variedade oferecida pelo portal Amazon, onde estão as melhores marcas do mercado e são selecionados por inúmeros clientes cada vez mais satisfeitos com suas compras.
1- Tramontina
A Tramontina é uma das marcas líderes em eletrodoméstico do Brasil. É a marca mais conhecida de panelas e utensílios para cozinha. Conta também com eletrodomésticos muito eficientes para facilitar as atividades na cozinha.
Possui uma loja conceito, planejada para atender clientes especiais como você, que buscam estilo e sofisticação para fazer bonito sempre. Um espaço exclusivo onde você encontra tudo que precisa, entre milhares de produtos com a qualidade Tramontina, além de um espaço Gourmet para eventos. Confira os fornos aqui.
2- Hamilton Beach
Marca americana com uma longa história que se incorporou na fabricação de eletrodomésticos potentes com designs fabulosos. Conheça todos os novos modelos e as novidades que oferecem clicando neste link.
3- Venâncio
Buscando sempre oferecer o melhor ao consumidor, a Venâncio constantemente investe em novas e tecnológicas máquinas. Inicialmente a produção era de Fogão a Lenha, oferecido tanto no Brasil, quanto na Argentina. Posteriormente, seguindo a essência da empresa, novos mercados foram desbravados, sendo inseridas linhas de fogões industriais, estufas de aquecimento, chapas, fritadores, fornos diversos, dentre outros. Conheça aqui.
Tipos de forno de pizza
No mercado existem vários tipos de forno de pizza que queremos mostrar a seguir com suas características, vantagens e desvantagens.
1- Forno elétrico
Estes fornos para pizza foram concebidos para assar pizzas com resultados profissionais, são perfeitos para os amantes da massa crocante, dourada e com o autêntico sabor italiano.
A cada dia são mais populares graças aos seus preços baratos e resultados, razão pela qual existe uma grande variedade de modelos no mercado, diferentes marcas com diferentes funções.
Vantagens:
- O forno elétrico é muito mais barato do que os fornos a lenha ou a gás.
- Muito mais espaço.
- Não requerem uma instalação de gás.
- Representam uma economia significativa no investimento a ser feito.
Desvantagens:
- Em alguns casos o consumo de gás é inferior ao consumo elétrico, considere isso antes de escolher o seu forno de pizza.
2- Forno a lenha
O forno a lenha é feito principalmente de tijolos e cimento e pode ser instalado tanto em ambientes internos quanto externos. Os materiais e a forma são elementos essenciais para o bom funcionamento destes fornos. Os tijolos ou pedras são feitos de materiais refratários, ou seja, são capazes de acumular calor e distribuí-lo de maneira uniforme no interior do forno.
Nestes fornos de pizza, o calor que inicialmente sobe do fundo do forno, depois empurra para baixo e cozinha a pizza em pouco tempo, a cúpula pode ser baixa, para cozinhar pizzas, ou alta para assar pão.
Vantagens:
- A fumaça emitida são menos prejudiciais à poluição ambiental.
- O custo do consumo de energia pode ser muito menor se a produção for alta.
- Têm capacidade para produzir ou assar mais pizzas.
Desvantagens:
- Ocupam mais espaço.
- Emitem uma fumaça que pode ser incômoda, sendo necessário muitas vezes cozinhar ao ar livre para ventilar.
3- Forno de pizza a gás
O forno a gás é um aparelho que utilizam gás natural como combustível, demonstrando menor tempo de cozimento e redução de gases nocivos na atmosfera.
Esses fornos de pizza geralmente tendem a ter um custo alto na hora da compra, mas o gás tem sido o mais econômico para o uso diário.
Possuem saídas de fumaça na parte posterior, são feitas de materiais como aço inox e pedras refratárias para melhor cozimento da pizza, além de iluminação interna para que você possa ver todo o processo de cozimento.
Os fornos de pizza a gás podem ser alimentados a gás natural ou embalagens conforme você desejar e tiver em casa. A convecção em fornos de pizza a gás pode ser de todos os tipos e agora vamos mostrar a você.
Convecção viva
É o movimento do fluido ao entrar em contato com uma das paredes quentes, isso ocorre no caso de fornos estáticos em que não há ventiladores para empurrar o ar.
Convecção forçada
A convecção forçada ocorre quando o fluido é mecanicamente colocado em movimento por ventiladores.
Vantagens:
- Aquece muito rápido.
- O custo do consumo de energia pode ser menor se a produção ou o preparo das pizzas for alto.
Desvantagens:
- Requer instalações elétricas que farão com que seu forno de pizza fique estático.
- São equipamentos caros.
Dicas finais para comprar forno de pizza
Neste ponto, é necessário saber quais são os diferentes aspectos a considerar como potências e temperaturas, capacidades de produção, termostatos, consumo de eletricidade e facilidade de limpeza.
Depois de mostradas todas as informações, só temos mais algumas dicas para que você esteja pronto para fazer suas compras levando em consideração nosso guia. Estamos quase terminando, continue lendo até o fim.
Potência e temperatura
A potência é um dos fatores indicativos que você deve levar em consideração na hora de adquirir um forno de pizza.
Esses fornos de pizza maravilhosos geralmente podem funcionar entre 200 e 300 graus Celsius, embora existam alguns modelos que excedem os 400 graus Celsius.
Se procura fazer pizzas de qualidade, recomendamos adquirir os modelos de fornos para pizzas com temperatura elevada, são os ideais.
Termostato
Outro aspecto a ser considerado é a existência de termostatos nos modelos escolhidos, bem como ajuste manual.
É aconselhável adquirir modelos com fontes de calor mais baixas e mais altas, para que se obtenha um cozimento uniforme e homogêneo.
Consumo elétrico
No caso dos fornos elétricos de pizza, demoram a gerar calor, pois precisam de tempo, nos fornos a gás a chama é gerada quando é ligado e o calor é imediato, por outro lado, nos fornos a lenha, conhecimento sobre sua operação é necessária para ter um bom controle de calor.
Se você planeja usá-lo com muita frequência, o melhor é conseguir um forno elétrico para pizza, pois dará resultados profissionais a um custo baixo.
Tempo de cozimento
O forno de pizza a gás tem o tempo de cozimento mais curto, geralmente levando de 1 a 5 minutos para terminar de cozinhar em comparação aos elétricos.
No entanto, deve-se considerar que a velocidade de cozimento não melhora nem diminui a qualidade do resultado final da pizza.
Capacidade de produção
Os fornos a gás e a lenha são os modelos de fornos de pizza com maior capacidade de produção devido ao menor tempo de cozimento e maior desempenho.
Por outro lado, os fornos elétricos para pizzas apresentam uma capacidade de produção inferior devido ao seu maior tempo e desempenho inferior.
Em termos de capacidades, recomendamos que leve em consideração se procura equipamentos para restaurante ou eventos.
Facilidade de limpeza
Economizar tempo e materiais é outro fator importante em um negócio. Eles são muito fáceis de limpar e manter limpos.
Nesse sentido, os mais fáceis de limpar são os de madeira e os elétricos, basta seguir as instruções dos manuais para fazê-lo corretamente.
Onde encontrar melhores ofertas e descontos?
Neste ponto, realmente esperamos ter sido de grande ajuda em seu processo de compra. Por fim, queremos convidá-lo a visitar o portal da Amazon, garantimos que você encontrará as melhores marcas, os melhores preços, muitas ofertas e comentários de usuários que já compraram alguns fornos de pizza. Acesse aqui.