Às vezes o nosso orçamento não é suficiente para comprar os eletrodomésticos dos nossos sonhos e é por isso que temos de fazer alguns sacrifícios e comprar produtos um pouco mais baratos mesmo que não sejam novos de fábrica. Esse é o caso da geladeira usada. Essa é uma opção válida, especialmente se nosso orçamento está um pouco apertado e precisamos urgentemente do equipamento, especialmente dispositivos fundamentais como geladeiras. É por isso que hoje traremos uma série de dicas que vão te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de comprar uma geladeira usada.
Mesmo com um orçamento limitado, há tantas ofertas no mercado que é muito provável que você consiga uma geladeira nova a um preço acessível, para que explore todas as suas opções consulte este nosso guia sobre geladeiras onde poderá encontrar informações sobre diferentes modelos que podem caber no seu orçamento.
Quais são as marcas mais duráveis e confiáveis?
Novos ou usados, existem marcas que se destacam pela durabilidade, e se decidirmos comprar uma geladeira usada, a primeira coisa a fazer é nos certificarmos de que é de uma marca reconhecida por sua qualidade e durabilidade.
1- Geladeira Brastemp
A empresa foi criada no ano de 1954 em São Bernardo do Campo, pelo Grupo Brasmotor, com fábrica em Rio Claro.
Hoje a Brastemp faz parte do grupo Whirlpool Latin América e busca sempre despertar, estimular, provocar, intensificar, aproximar e impactar as pessoas transformando as suas vidas ao longo desses 60 anos. Mais do que produtos, oferecem soluções inteligentes com visão e propósito. É a marca preferida e mais popular entre os brasileiros. Possui modelos de geladeiras inox com duas portas, três portas, quatro portas, modelos inverse, frost free, dentre outras. Confira opções aqui.
2- Geladeira Electrolux
A marca existe desde 1919, ou seja, já são 100 anos de história. Começou a com a fabricação de um aspirador de pó e hoje possui uma imensa gama de aparatos eletrodomésticos para casa. Foi em Guarulhos a primeira fábrica do Brasil.
Depois se expandiu para o Paraná, Amazonas e inauguração de diversos centros de distribuição ao redor do país. Além das famosas geladeiras, conta com fogões, lavadoras, microondas, dentre outros. Confira alguns modelos de geladeiras da marca aqui.
3- Geladeira Consul
Há mais de 60 anos, a trajetória da Consul se confunde com a história do setor de eletrodomésticos no Brasil.
Reconhecida por trazer inovações e “sacadas criativas” ao segmento de linha branca ao longo dos anos, a empresa desenvolve soluções inteligentes que integram tecnologia e design atrativo em um único produto. Além disso, os atributos de credibilidade, facilidade de uso, parceria e criatividade são característicos de uma marca que está presente em mais de 50% dos lares brasileiros.
A Consul é uma das marcas da Whirlpool Latin America, empresa líder no setor de eletrodomésticos e parte da Whirlpool Corporation, maior fabricante mundial de eletrodomésticos. Confira alguns modelos aqui.
4- Geladeira Panasonic
A Panasonic foi fundada em 1918, no Japão, por Konosuke Matsushita. Atualmente, a companhia atua em quatro áreas de negócios: eletrônicos de consumo, casa, automotivo e soluções B2B. Entre os produtos oferecidos pela empresa estão pilhas, baterias, eletrodomésticos, televisores, rádios, telefones, câmeras, etc.
A Panasonic chegou ao Brasil em 1967, trabalhando com importação e comercialização de pilhas. Ao longo das últimas cinco décadas, a companhia aumentou seu portfólio no país, inaugurando, inclusive, a terceira loja conceito da marca em solo brasileiro. Hoje em dia conta com opções de geladeiras modernas, confira algumas no link.
5- Geladeira Samsung
A Samsung nasceu na Coreia do Sul em 1938. Fundada por Byung Chull Lee, a principal função da empresa na época era a exportação de alimentos para a China. Em poucos anos, a Samsung ampliou os negócios, passando a atuar com produção de açúcar e seguros. Na década de 1960, a companhia inaugurou, também, uma loja de departamentos, um canal de televisão e um jornal.
A divisão de produtos eletrônicos, pela qual a empresa é mundialmente conhecida atualmente, surgiu em 1969, com a produção de televisores e, posteriormente, de geladeiras e máquinas de lavar. O crescimento da empresa levou os negócios para a fabricação de monitores de computadores, aparelhos celulares, tablets, robôs, entre tantos outros produtos tecnológicos. A empresa se destaca pela excelência na criação de todos seus produtos. Confira alguns modelos de geladeiras no link.
6- Geladeira LG
O Grupo LG é um conglomerado sul-coreano que produz eletrônicos, celulares e produtos petroquímicos, energia, maquinaria, metais, finanças e serviços. No Brasil, a companhia possui complexos industriais em Manaus e Taubaté, além de um escritório central e centro de pesquisa e desenvolvimento em São Paulo.
Hoje a LG fabrica uma ampla gama de produtos desde eletrônicos como notebooks, televisores e celulares, como também eletrodomésticos variados. Aqui você encontra suas geladeiras.
Características de uma boa geladeira?
Quando se trata de equipamentos tão delicados como geladeiras, é melhor demorar um pouco antes de tomar uma decisão final, se a opção for comprar equipamentos usados devemos ter cuidado redobrado com alguns elementos antes de comprá-los para colocá-los em nossa cozinha.
Tamanho da geladeira
A geladeira usada pode vir em tamanhos diferentes, então você deve levar em consideração as dimensões da geladeira e compará-la com a sua cozinha para ver se o espaço que você separou para ela será suficiente para instalar confortavelmente. Além disso, muito importante, verifique se a geladeira passa pela sua porta, se não couber, você deve pensar em comprar outra geladeira ou trocar a moldura. Esse artigo sobre medidas de geladeiras pode ser muito útil também, confira.
Capacidade interna
Você pode encontrar geladeira usada com um espaço mínimo para apenas algumas latas de refrigerante e geladeiras maiores para armazenar comida suficiente para servir 4 membros de uma família. Existem geladeiras super grandes que são voltadas para famílias grandes ou espaços com muitas pessoas morando juntas. Leve isso em consideração ao decidir qual a geladeira usada que deseja comprar. Os modelos mais novos tendem a ter melhor capacidade interna do que as geladeiras mais antigas.
Consumo
Há alguns anos estes eletrodomésticos vêm com uma etiqueta amarela que se refere a eficiência energética, normalmente nesta etiqueta podemos encontrar: marca e modelo, capacidade, consumo médio de energia por ano, limite de consumo de energia e economia de energia.
Se você puder conferir ou perguntar esses dados ao antigo proprietário, seria muito útil para fazer uma boa escolha, uma vez que geladeiras classificadas A + em diante e geladeira inverter também são uma garantia, não só que a energia elétrica está sendo usada de forma eficiente, mas que você poderá economizar um pouco dinheiro na conta de energia elétrica.
Materiais
Os modelos e tipos de aparelhos podem variar muito por diferentes razões, no entanto, os materiais principais são geralmente os mesmos. Para a parte externa são utilizados aço e alumínio, cromados ou pintados, por serem materiais resistentes que resistem a longos períodos de tempo sem sofrer qualquer dano.
As novas tecnologias contam até com equipamentos que não riscam nem mancham com o toque das mãos. Por dentro costuma ser forrado com plástico resistente e as prateleiras e bandejas podem ser de plástico ou vidro, boas opções em ambos os casos dependendo da necessidade.
Ruído
As geladeiras costumam fazer barulho, muito ou pouco vai depender quase exclusivamente da idade do equipamento, o que significa que devemos ter muito cuidado ao comprar uma geladeira usada ou de segunda mão, pois não queremos acabar com um eletrodoméstico que nos mantém acordados a noite toda com ruídos do motor.
Nesse sentido, seria bom verificar a antiguidade ou não do aparelho e o modelo, talvez nos ajude a ter uma ideia do quão ruidoso ou silencioso será. E quando for comprá-lo, tente testar com ele ligado para ouvir o som que ele produz.
O que devemos verificar no equipamento antes de comprá-lo?
Além de armazenar e conservar alimentos, uma geladeira de alta qualidade (nova ou usada) deve ser capaz de manter o frescor e o sabor original dos alimentos, sem desperdiçar energia, com um bom sistema de distribuição interna, e ser compacto o suficiente para caber em um espaço dentro da nossa cozinha, mantendo um design elegante e agradável.
Outros elementos que podemos considerar são se tem ou não um freezer, se é uma geladeira duplex, geladeira french door, se possui o sistema No Frost e se vem com dispensadores de água e gelo funcionais.
Em suma, escolher uma geladeira usada exige muita pesquisa, talvez uma até maior do que comprar uma geladeira nova, pois é muita responsabilidade. Embora pareça contraditório, talvez essa pesquisa nos leve a concluir que talvez valha mais a pena juntar um pouco mais de dinheiro para comprar um novo modelo, de uma das marcas citadas acima, o que vai garantir não só qualidade, mas também durabilidade, além de oferecer uma garantia do fabricante, o que é muito importante caso o eletrodoméstico apresente alguma falha.
Onde comprar geladeira usada ou nova?
Depois de fazer um tour detalhado dos diferentes aspectos que devemos levar em consideração na compra de uma geladeira usada, agora é importante tomar uma decisão que reflita todo esse trabalho de pesquisa, por isso deixamos para você este link, onde você pode rever os diferentes modelos e as melhores marcas em geladeiras, com excelentes ofertas e atendimento inigualável.