Artigo principal: Melhores marcas de bicicletas
A bicicleta é provavelmente o meio de transporte mais eficiente, uma vez que este veículo tem um custo de aquisição e manutenção muito baixo, em comparação com os custos de um automóvel.
Mas se formos um pouco mais longe, há quem use a bicicleta para outros fins como; realizar manobras e acrobacias como saltos e testes de equilíbrio, e nada melhor do que uma BMX.
As bicicletas BMX são equipadas para praticar um esporte radical, Bike Motocross, essas bicicletas são fabricadas para facilitar a movimentação do usuário de forma ágil, para que ele possa realizar todas as manobras com perfeição.
No artigo a seguir você poderá obter mais informações sobre as bicicletas BMX e ainda encontrar sugestões de melhores marcas.
Melhores marcas
Nesta seção, deixamos para você as marcas ideais para prática de acrobacias, de acordo com comparações e avaliações de usuários.
1- Monark
Disponibilidade: ver ofertas
A Monark foi fundada em abril de 1948 atuando inicialmente como importadora e montadora, e posteriormente passou a ser fabricante de bicicletas. Em 1962, produzia bicicletas de plástico e alumínio. A linha de produção da empresa inclui Alumínio, BMX, Esportiva Masculina, Esportiva Feminina e Transporte. Conta com modelos BMX de aro 16 e 20 de diferentes cores e designs.
2- Casa do Ciclista
Disponibilidade: ver ofertas
A Casa do Ciclista oferece modelos variados de bikes para atender as diferentes necessidades dos consumidores. Conta com modelos elétricos, tradicionais, bmx para prática de acrobacias e até mesmo peças e acessórios com bom custo x benefício.
3- Track Bikes
Disponibilidade: ver ofertas
Considerada uma das maiores indústrias do mercado brasileiro de bicicletas, a TRACK, arrojada por suas inovações e grafismo, com mais de duas décadas de história, oferece um sortimento completo de bicicletas para os diferentes públicos de consumidores.
4- Huffy
Disponibilidade: ver ofertas
Essa marca internacional oferece bicicletas para crianças, homens, mulheres e até mesmo opções elétricas. Seu amplo portfólio certamente tem opções para atender as exigências do público consumidor.
5- Saidx
Disponibilidade: ver ofertas
Essa é uma marca presente na maioria dos marketplaces. É conhecidade pelo seu ótimo custo, ideal para quem procura um modelo mais acessível. Está bem avaliado pelos compradores em todas as lojas, independente do modelo, então a qualidade é garantida.
Tipos e preços
Atualmente, haverá dois tipos principais de bicicletas BMX que você encontrará no mercado. O mais conhecido e mais difundido usado para freestyle e o modelo de corrida, usado para corridas em circuitos fechados.
Freestyle
Disponibilidade: ver ofertas
Estes tipos de bicicletas são feitos com materiais mais resistentes para serem mais manobráveis. As armações desses modelos geralmente são feitas de aço, o que proporciona maior durabilidade e firmeza para realizar acrobacias. Existem vários estilos de freestyle, e descreveremos os mais populares abaixo.
Dirt
Esta modalidade é praticada em circuitos de terra. Baseia-se principalmente na realização de acrobacias em rampas de 2 a 3 metros de altura com aterrissagens bastante amplas. Os quadros usados para sujeira de BMX geralmente são maiores para promover maior estabilidade no ar.
Street
A modalidade Street é utilizada em áreas urbanas, na rua, para descer escadas ou subir e descer obstáculos. O quadro é menor que os usados para sujeira, principalmente para que possam ser mais manobráveis. Daí os tubos superiores e chainstays ligeiramente mais curtos.
Park
Nesta modalidade é realizado em circuitos fechados como um skatepark. O piloto realiza manobras em rampas de concreto em skateparks. É muito semelhante ao Street, pois as acrobacias são muito semelhantes. Entre os mais conhecidos estão o backflip, frontflip, barspin, superman, etc.
Flatland
Por fim, comentaremos sobre o flatland, modalidade que consiste em realizar manobras com a bicicleta sem o uso de rampas, obstáculos ou grinds. Trata-se de manter o equilíbrio sem colocar os pés no chão, fazendo todos os tipos de manobras nos pinos.
Corrida
Disponibilidade: ver ofertas
São indicadas para pistas de motocross de corrida. Dentro desse mundo de duas rodas, esse tipo de bicicleta é um dos esportes radicais mais vibrantes e emocionantes para todos os seus praticantes. No entanto, para praticar BMX com a máxima segurança, é preciso ter uma boa bike.
Consideração de compra
Existem algumas características muito particulares que uma boa bicicleta de BMX deve ter. Lembre-se de que essas bicicletas são bastante particulares em comparação com outros modelos, portanto, você deve ter um cuidado extra com seus componentes.
→ Quadro
Como já mencionamos, o material do quadro de BMX dependerá da disciplina que você vai praticar. Normalmente no freestyle é usado o aço, e o cromo está cada vez mais difundido, que é um tipo de aço mais resistente e mais leve que o tradicional. Eles podem ser facilmente selados e, por isso, podem ser mais finos e, assim, reduzir o peso.
No caso dos quadros de corrida, o material utilizado geralmente é o alumínio, um material menos pesado. Nos últimos anos, também entraram na moda as armações de fibra de carbono, que são muito resistentes e mais leves que o alumínio, porém são mais caras.
→ Guidão
O guidão é normalmente feito de aço ou alumínio. As de aço proporcionam mais resistência a impactos. Eles são largos para maior controle e facilidade de levantar a bicicleta. Em quadros grandes de 24”, a barra transversal do guidão geralmente é removida para que não fique muito alta.
→ Potência
A haste é a peça que une o guidão com o garfo da bicicleta. Dependendo do tipo de energia a ser utilizada, esta pode ser carga superior ou carga frontal. Abaixo descrevemos brevemente o que é cada um.
Carga frontal (Front load)
Nesse tipo de avanço, o guidão é mais baixo do que no avanço de carga superior, razão pela qual costuma ser mais requisitado por aqueles ciclistas com mais altura.
Carga superior (Top load)
Com esses avanços, o guidão fica acima do avanço, portanto, é um pouco mais alto do que com a carga frontal. Tal como acontece com as cargas frontais, estes tipos de avanço são usados por ciclistas mais baixos.
→ Engrenagem
Ao contrário da mountain bike ou da bicicleta de estrada, as bicicletas BMX têm apenas uma marcha. A razão é muito simples, eliminando as coroas e rodas dentadas, o peso da bicicleta é reduzido.
É por isso que essas bicicletas têm apenas uma coroa e uma roda dentada. E o que vamos levar em conta é o número de dentes na hora de escolher.
Uma combinação muito comum em bicicletas freestyle é 25/9. Ou seja, 25 dentes na coroa e 9 no pinhão. Em bicicletas de corrida, por outro lado, as coroas mais largas com mais dentes geralmente são procuradas, pois isso fornecerá mais velocidade.
→ Eixos
Os eixos são uma peça fundamental para a rotação da roda que carregam dentro dos rolamentos para poder girar. Nosso conselho é escolher rolamentos vedados para uma condução mais suave e vida útil mais longa.
O tamanho mais usado neste tipo de bicicleta é 14 mm e os tipos mais comuns são os que deixamos abaixo para você dar uma olhada.
Cassette
Este tipo de hub é o mais difundido, tanto no mundo do BMX como no mundo das bicicletas clássicas de estrada ou MTB. Eles são mais leves que os freecoasters, mais fáceis de instalar e manter. Ao contrário dos freecoasters, se quisermos andar para trás devemos mover os pedais na mesma direção que a roda.
Freecoaster
Esses hubs são mais novos e dividem a comunidade de BMX. Em princípio, eles são muito úteis para realizar algumas manobras, pois permitem que os pedais não se movam se quisermos retroceder. São bastante silenciosos, embora um pouco mais pesados que o cassete. Por isso, muitos preferem o hub tradicional, pois é mais versátil.
→ Roda
O tamanho mais utilizado para a prática de BMX é 20”. Como já vimos na seção de tamanhos, os tamanhos menores são 16”, ideal para crianças a partir de 5 ou 6 anos. Na corrida de BMX é possível que alguns modelos cruiser montem rodas de até 24”.
→ Aros e raios
Os aros constituem, juntamente com os raios, o corpo da roda. O diâmetro normalmente utilizado para o aro é de 32mm e o material mais utilizado é o alumínio. Devem ser fortes para resistir a impactos. E dependendo do grau de proteção podem ser simples, duplas ou triplas. Quanto mais proteção, mais peso. A maioria dos pilotos tende a usar pneus de parede dupla.
Quanto aos raios, são feitos de aço e contribuem para dar resistência ao aro. Nas motos freestyle, o número de raios mais usado é 36. Usuários mais pesados ou de nível mais avançado costumam preferir aros com 48 raios.
→ Freios
Na seção de freios, você deve saber que a maioria dessas bicicletas possui um freio de aro embutido. Normalmente os mais difundidos são os freios em U no estilo livre e os freios em V no modo de corrida. Existem outros modelos que incorporaram o freio a disco, embora isso aumente o peso e haja alguns detratores neste ponto.
Muitos dos novos modelos que estão sendo construídos incorporam freios “giro”. Este é um mecanismo que permite que o guidão gire 360º sem que o cabo do freio fique emaranhado.
→ Cadeira
A cadeira usada não cumpre uma função muito específica e o minimalismo é mais escolhido. Existem 3 tipos de cadeiras, dependendo principalmente de como suas âncoras vão, aqui as descrevemos brevemente.
Giratório
A cadeira é enganchada no canote e seu ângulo pode ser ajustado.
Trilhos
A sujeição é realizada da mesma forma que na bicicleta tradicional, através de dois trilhos.
Integrado
Nesta modalidade, tanto o espigão de selim como o selim vão num grampo integrado. Eles não são muito confortáveis, mas o peso é bastante reduzido.
→ Pedais
Os pedais das bicicletas BMX são planos e largos para manobras fáceis. Normalmente são feitos de plástico ou metal, dependendo da qualidade e do nível de exigência. Por exemplo, os pedais mais usados para rua costumam ser de plástico, mais do que tudo para evitar que o impacto desse seja maior do que os de metal.
Para a prática de corridas de BMX, geralmente são utilizados pedais com ganchos para favorecer a cadência na pedalada.
→ Bielas
As manivelas que vamos encontrar nas bicicletas BMX podem ser de 3 tipos, uma peça, duas ou três. As peças únicas são geralmente mais finas e frágeis, geralmente são instaladas em bicicletas de BMX infantis. Os de 2 peças são um pouco mais resistentes, enquanto os de 3 peças são de maior qualidade.
Os tamanhos que podemos encontrar são de 145 mm a 190 mm. Normalmente, os pilotos de freestyle preferem os mais curtos para poder realizar manobras com mais facilidade. O melhor material para esta peça.
Onde comprar?
Com isso, já chegamos ao fim do nosso passeio pelo fascinante mundo das bicicletas BMX. Deixamos abaixo um link à mão para que possa ver o catálogo de bicicletas de estrada com toda a sua variedade, lembre-se que não só verá muitas ofertas que cabem no seu bolso, como também terá um atendimento prestativo.