Há alimentos que são muito melhores quando estão bem fritos, como as batatas fritas. Há muitas maneiras de conseguirmos este tipo resultado. Já escrevemos sobre as melhores marcas de fritadeiras e fritadeiras airfryer, mas hoje vamos falar sobre as fritadeiras a gás.
Ao contrário dos outros tipos que exigem muita eletricidade para operar, estes modelos utilizam o gás (seja tubulação ou botijão) e, portanto, sua principal atração é o preço. Além disso, são um dos aparelhos usados mais vendidos, porque são duráveis e resistentes. Continue lendo e nós lhe daremos mais detalhes.
Marcas de fritadeiras a gás vendidas no Brasil.
Este tipo de produto tem muitas avaliações, dependendo do tipo de uso que serão dadas, há marcas que estão mais de acordo com as necessidades do comprador. A seguir mostramos as marcas de fritadeiras a gás que estão disponíveis no mercado.
1- Venâncio
Das marcas que vendem fritadeira a gás aqui no Brasil, a Venâncio é uma das mais procuradas, suas fritadeiras a óleo tem capacidades mínimas de 3 litros e máximas de quase 5 litros. A fritadeira a gás de duas cubas é uma das mais comuns com relação à esse tipo de produto. Clique e conheça os produtos da marca aqui.
2- Prógas
A fritadeira a gás Prógas também oferece opções para quem precisa fritar salgados. Inclusive a marca oferece modelo de fritadeira a gás com tacho, que facilita nesse preparo de salgados, por ser compacto e menor, é mais fácil de adaptar em uma cozinha pequena.
Confira alguns modelos de fritadeiras a gás neste link.
Quais os tipos de fritadeiras a gás?
Alguns fatores influenciam na hora da compra de uma fritadeira a gás. Depende do tipo de cozimento, da capacidade necessária e de quantas horas você precisa para utilizá-la, da quantidade de óleo, entre outros aspectos. Aqui você pode encontrar alguns tipos que existem no mercado.
1- Fritadeiras de tacho
Assim como as fritadeiras elétricas, as fritadeiras de tacho são menores, mais portáteis e são colocados sobre a mesa. São recomendados para residências e pequenas empresas de alimentos, que têm a necessidade de produzir alimentos fritos de qualidade para um público pequeno.
Vantagens
- Podem ser movidos para quase qualquer lugar.
- Podem utilizar gás canalizado ou gás carafe.
- Pode cozinhar poucos alimentos sem se preocupar em gastar muito óleo.
Desvantagens
- O óleo deve ser descartado após o uso.
- Não se pode cozinhar muitos produtos ao mesmo tempo porque não elevam muito a temperatura do óleo.
- Precisam de instalação profissional.
2- Fritadeira a gás industrial
Estas são as melhores fritadeiras industrial a gás. São os colocados em restaurantes e locais de fast food, tem uma capacidade de cozimento muito maior que o anterior, o que pode trazer excelentes resultados quando a fritura é necessária em um curto espaço de tempo. Veja aqui as melhores ofertas.
Vantagens
- Podem cozinhar muita comida de uma só vez.
- Fazem bom uso do óleo porque pode ser filtrado.
- São os melhores em economizar energia porque consomem pouco gás e são muito poderosos.
- Embora tenham que fazer manutenção, isto é, no máximo, uma vez por ano.
Desvantagens
- Precisam de uma instalação profissional.
- A sua manutenção pode ser cara.
- Diferente das fritadeiras sem óleo, essas fritadeiras podem consumir muitos litros mesmo podendo ser filtrado.
Aspectos que devem ser considerados ao comprar uma fritadeira a gás
Aqueles alimentos que você quiser fritar para sua família ou para alguns clientes em seu restaurante, você poderá cozinhar com algumas das melhores fritadeiras a gás do mercado. Para isso, você deve considerar vários aspectos importantes antes de decidir comprar um, veja quais!
Capacidade da fritadeira a gás: que tamanho escolher?
Essa é uma informação muito importante: a capacidade de cozimento dependerá de quantos litros de óleo sua panela pode conter. Os menores recebem 3, 5, 8 e 10 litros e os maiores começam com 20 e até 60 litros em formatos industriais.
Fritadeira a gás usada ou nova
As fritadeiras a gás são produtos para toda a vida. Se você comprar um novo, você sabe que é um bom investimento. Os usados são muito resistentes, mas certifique-se de que não tenham mais de 15 anos de idade e o desgaste é um fator fundamental.
Quantidade de cubas: 2 cubas ou cuba simples
Dependendo da quantidade de alimentos que você quiser fritar de uma vez, você tem pelo menos duas opções. Os simples tem um balde grande onde se pode fritar toda a comida junto, mas muitas vezes misturar os sabores pode ser desagradável para o paladar de alguns. Existe a opção de poder fritar separadamente.
Mas se o caso for de ter um espaço grande e precisar fritar em grandes quantidades, então uma fritadeira a gás com 2 cubas será uma melhor opção. Você pode até mesmo aquecer apenas a metade da cuba, ou usar temperaturas diferentes. São excelentes modelos para restaurantes, veja alguns modelos aqui.
Como instalar a fritadeira a gás
A maioria dos modelos de fritadeiras a gás tem um bico embutido para a instalação do gás, seja por botijão ou por tubulação direta. De qualquer maneira, é sempre necessário contatar um fornecedor de gás certificado que realizará a instalação e fornecerá instruções sobre como abrir e fechar o fluxo de gás para evitar acidentes.
Tipo de gás: Gás propano / gás butano
Ambos são gases liquefeitos disponíveis comercialmente. O butano é destinado principalmente para áreas quentes e para uso dentro de casa, enquanto o propano é ideal para áreas e climas frios ou instalações ao ar livre, mas neste caso, é recomendado para hotéis, fazendas e indústrias.
Como limpar fritadeira a gás
Para fazer a limpeza da sua fritadeira, é importante levar a cuba até pia e esfregar bem com esponja macia, água e detergente, sem muita força, para não estragar a cuba. Remova todo o resíduo e finalize com água quente para retirar todo excesso de óleo que pode ter ficado na cuba.
Onde encontrar fritadeiras a gás?
Se estiver procurando opções de fritadeiras a gás para salgados ou para outros alimentos, neste link você terá alguns modelos e preços para fazer o melhor investimento para você!